Museu, Centro de Ilustração e Design ABC / Aranguren & Gallegos Architects

Museu, Centro de Ilustração e Design ABC / Aranguren & Gallegos Architects - Mais Imagens+ 20

Madrid, Espanha

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro de Ilustração e Design ABC, possui a vontade de ser uma referência artística internacional e um símbolo cultural de Madri.

© Jesús Granada

A instalação no edifício da antiga fábrica na rua Amaniel é uma intervenção adequada em um edifício histórico sem sacrificar o caráter de expressar um centro contemporâneo, com uma variada gama de instituições culturais e artísticas.

© Jesús Granada

O edifício possui um acesso duplo a partir de duas ruas que se conectam através de um pátio interior. Antes da intervenção, uma das entradas estava num corpo de altura longitudinal que fechava o pátio.

© Jesús Granada

A partir desta frente, propomos estabelecer o principal acesso ao novo Centro ABC. Para conseguir isso, o corpo longitudinal mencionado é reestruturado como uma grande "viga" de vidro translúcido que opera como um lintel para o pátio. No seu interior está a cafeteria, e sob ela, por meio de um piso de vidro em que você entra no pátio, o subsolo do centro recebe luz natural.

© Jesús Granada

Para criar um "átrio" na nova instituição, que permitirá que o centro expresse seu caráter contemporâneo e moderno, foi proposto usar o pátio como o espaço de acesso do edifício, funcionando como um hall de entrada antes do acesso ao espaço interior.

© Jesús Granada

O mecanismo de arquitetura utilizada para este objetivo é baseado na criação de um "vazio destacado" a "espaço diedro" formado pelo plano horizontal do piso do pátio e o plano vertical da fachada da antiga fábrica.

© Jesús Granada

Ambos os planos perfurados são construídos com furos triangulares semelhantes que irão fornecer luz para os espaços que servem. Isso gera um "espaço sem peso" que mistura o real, imaginário e simbólico.

© Jesús Granada

Como um "ímã enorme", ele vai pegar e levar-nos com um certo poder de sedução para a nova instituição, provocando simultaneamente curiosidade, ansiedade e prazer durante a visita.

© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu, Centro de Ilustração e Design ABC / Aranguren & Gallegos Architects" [ABC Museum, Illustration and Design Center / Aranguren & Gallegos Architects] 27 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792122/museu-centro-de-ilustracao-e-design-abc-aranguren-and-gallegos-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.