ArqGuia Rio: Guia online da arquitetura carioca

Com o objetivo de estimular a visitação de bens arquitetônicos e urbanísticos, o trio de arquitetos e urbanistas Lucas Franco, Isabela Ledo e Maria Fernanda Duarte lançaram em 2015 o site Arqguia Rio. O projeto, um dos contemplados na segunda edição do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural, foi realizado em parceria com escritório Mayerhofer e Toledo Arquitetura.

Online, gratuito e bilíngue, o Arqguia Rio cataloga pontos de interesse arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade, abrangendo diversos períodos históricos e estilos arquitetônicos. Os idealizadores do site perceberam que havia ferramentas similares existentes em outros países e trouxeram a inciativa para o Rio de Janeiro. “Nossa ideia é atrair um público diversificado e democratizar as informações disponíveis”, afirma Isabela Ledo.

Casa das Canoas. Image © Leonardo Fonotti, via ArqGuia Rio

O guia online permite a busca de informações a partir de fotos; atividade, época e material; e região, através de um mapa interativo. “Além da imagem da obra e do texto descritivo também informamos o endereço completo, horário de funcionamento e contato do local. A descrição básica inclui o nome do arquiteto responsável, ano da obra e função do edifício” descreve Lucas Franco.

A plataforma digital disponibiliza dados sobre 100 construções emblemáticas do Rio de Janeiro, selecionadas após pesquisa em colaboração com o arquiteto e urbanista Alfredo Britto e o IAB-RJ. O acervo de fotos inclui exemplares do fotógrafo Leonardo Finotti.

Palácio Gustavo Capanema. Image © Leonardo Fonotti, via ArqGuia Rio

Navegue pelo ArqGuia Rio e conheça mais sobre algumas das obras de arquitetura mais emblemáticas do Rio de Janeiro. Se quiser saber mais sobre a história urbana do Rio, acesse a plataforma imagineRio, desenvolvida pela Rice University.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ArqGuia Rio: Guia online da arquitetura carioca" 24 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791688/arqguia-rio-guia-online-da-arquitetura-carioca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.