Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso

Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso

Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 2 de 23Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 3 de 23Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 4 de 23Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 5 de 23Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Mais Imagens+ 18

Erechim, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  510
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arte Piso artefatos de cimento, Atlas Concorde, Badalotti Gesso, Cansian Móveis, Castelatto, Cencerros Móveis Rústicos, Deca, Ebaiana, Eccostone, Fujitsu, Itagres, Jader Almeida, MG3 Marmores e Granitos, Pavão Revestimentos, Portinari, Porto Design, Weiku
  • Estrutura: Flavio Alberto Remor
  • Instalações: Ivan Santin
  • Colaboradora: Michelle Donida
  • Construção: Construtora Gaúcha Ltda
  • Cidade: Erechim
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 4 de 23
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa 4.16.3 está localizada na cidade de Erechim, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, cerca de 400 km da capital Porto Alegre. Construído em um terreno marcado por um aclive de vinte metros e pela existência de diversas espécies vegetais nativas, o projeto buscou alterar minimamente a topografia, propondo uma construção que assenta-se em uma de suas cotas mais elevadas e desde lá desenvolve-se ora acomodando-se no perfil natural e ora pairando sobre este.

Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 2 de 23
© Marcelo Donadussi

O programa foi dividido em dois volumes: o primeiro com 42 metros de comprimento e 8 metros de largura, posicionado de forma paralela as curvas de nível, abriga os serviços e a área íntima da casa. O segundo está um pavimento abaixo e acomoda a parte social. Ligando-se diretamente ao pátio e à área  da piscina. Os dois blocos formam um “T”, assim como as Prairie Houses de Frank Lloyd, e articulam-se através da circulação vertical. No encontro entre os eixos imaginários há um pé-direito duplo que une os volumes e permite que a área íntima da casa se aproprie espacialmente da área social.

Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 23 de 23
Planta Baixa
Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 16 de 23
Planta Baixa

Existem dois acessos, um de uso cotidiano dos seus moradores, que se dá através da garagem e permite que apesar da topografia acidentada a moradia seja usufruída como se fosse térrea, uma vez que o programa básico encontra-se completamente no mesmo nível. O outro acesso se dá pelo nível inferior, pela sala de estar com pé-direito duplo, e nele chega-se através de uma promenade architecturale que inicia no passeio público, passa sob o balanço estrutural de 4,5 metros de comprimentos e desenvolve-se pelo pilotis abaixo do volume principal.

Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 13 de 23
© Marcelo Donadussi

Sobre a laje do volume mais baixo há um terraço jardim acessado desde o estar íntimo e junto ao salão da churrasqueira há outro terraço, onde está a piscina. Desde ambos o usuário se posiciona no mesmo nível das copas das árvores e neste chão artificial se apropria da vista como se a paisagem fosse habitável.

Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 7 de 23
© Marcelo Donadussi

A obra é materializada através das técnicas construtivas comuns da região, a estrutura é em concreto armado e as paredes são em alvenaria de tijolos cerâmicos revestidos com reboco de argamassa de cimento e areia. A mão de obra utilizada foi local e além do extremo respeito pelo perfil natural do terreno  a casa possui reaproveitamento de água  da  chuva; aquecimento  através  de  energia  solar; ventilação e iluminação natural em todos os   cômodos; redução de perdas energéticas através de paredes externas duplas com câmara de ar e também de esquadrias de alto desempenho com vidros duplos. Atitudes pontuais, mas que em conjunto fazem diferença em pró do meio ambiente.

Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso - Imagem 6 de 23
© Marcelo Donadussi

Esta residência nos foi encomendada por um casal que antes de ser cliente já era amigo, com filhos que até então vimos crescer. O ato projetual assumiu mais do que nunca as matizes que pautam o trabalho do arquiteto, onde a técnica é um meio para a construção de espaços humanos, sensíveis e adequados ao lugar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 4.16.3 / Luciano Lerner Basso" [House 4.16.3 / Luciano Lerner Basso] 23 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791552/casa-luciano-lerner-basso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.