Residência na Prosperina / Fabrica Nativa Arquitectura

Residência na Prosperina / Fabrica Nativa Arquitectura - Mais Imagens+ 21

Guayaquil, Equador
  • Arquitetos: Fabrica Nativa Arquitectura; Fabrica Nativa Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  96
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CONSTRUMAJI S.A., Megahierro, PINTURAS UNIDAS S.A., TUBASEC C.A.
  • Engenharia: Xavier Solis Orellana
  • Arquiteto Responsável: Juan Solis Orellana
  • Equipe De Construção: Fabrica Nativa Arquitectura
  • Cidade: Guayaquil
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Fabrica Nativa Arquitectura
Planta 2

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quantas histórias passam desapercebidas? Esta trata-se de um jovem divorciado com três filhos que às vezes o visitam. Ele paga uma pensão mínima estipulada pelo estado equatoriano e como ainda está estudando, não conseguia melhorar sua condição de vida. 

Croqui
Diagrama

Com trinta anos de idade, vivia em uma moradia emergente com problemas estruturais agravados pela materialidade efêmera, em um terreno  de 4.80m de testada e 20m de profundidade presenteado por seu avô. Levando em conta sua situação, seus familiares decidiram reunir fundos para que sua condição de vida melhorasse. 

Cortesia de Fabrica Nativa Arquitectura
Fachada

Com grande determinação e pensando em uma estratégia que permitisse reciclar parte do existente, levando em conta o orçamento limitado, começamos a obra. Da construção existente de 4,80 m por 5,50 m se reutilizou: a cobertura, as instalações sanitárias, três de quatro paredes, o banheiro, a metade do piso feito com tábuas de madeira.

Cortesia de Fabrica Nativa Arquitectura
Corte

A intervenção procura equilibrar a materialidade e o clima da cidade, o primeiro passo foi trabalhar com o teto composto por chapas metálicas. Para melhorar as condições térmicas interiores elevamos a altura da moradia e aumentamos o volume de ar a ser aquecido, o que nos permitia gerar uma confortável temperatura durante a maior parte do dia. As paredes, frontal e lateral, foram completadas com chapas translúcidas de policarbonato reciclado, aproveitando a luz natural no dia e fazendo com que durante a noite a iluminação interior fosse projetada para fora.

Axonométrica

Esta primeira resposta nos faz pensar em uma alternativa de desenho interior que se ajustasse a sua atual forma de vida. Desenhamos, portanto, somente um espaço para as atividades dormir, comer, socializar, banhar-se e cuidar das crianças esporadicamente. A segunda resposta foi a estrutura, trabalhamos com tubos quadrados de ferro que formam uma moldura sendo repetida três vezes. Seu acabamento contrasta com a linearidade horizontal das coberturas dos vizinhos. 

Cortesia de Fabrica Nativa Arquitectura

O processo construtivo foi realizado com a mão de obra local, demorando seis semanas para ser finalizado, como acabamento da moradia foi utilizada somente tinta que cobre a moradia unificando o uso dos blocos artesanais, concreto, madeira e metal; conferindo expressividade tanto ao interior quanto ao exterior. 

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência na Prosperina / Fabrica Nativa Arquitectura" [Casa En La Prosperina / Fabrica Nativa Arquitectura] 17 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791346/residencia-na-prosperina-fabrica-nativa-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.