O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992"

Exposição "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992"

  • 16:00 - 13 Julho, 2016
Exposição "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992"
Exposição "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992", Mobiliário do Sesc Pompeia. Foto: Divulgação (via Instituto Lina Bo e P.M Bardi)
Mobiliário do Sesc Pompeia. Foto: Divulgação (via Instituto Lina Bo e P.M Bardi)

“A grande tentativa de fazer do Desenho Industrial a força regeneradora de toda a sociedade faliu”. Com essa afirmação, explica o curador Renato Anelli, Lina sinalizava o impasse do design contemporâneo a partir da década de 1960.

“As formas geométricas abstratas do design moderno haviam perdido seu significado transformador original, tonando-se simples produtos de consumo descartável. A partir de então Lina deixou de projetar para a produção em série industrial, passando a desenvolver mobiliário com técnicas e materiais simples, vinculado a seus projetos arquitetônicos”, completa Anelli.

A exposição “O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992" reúne até 31 de julho na Casa de Vidro cerca de 13 peças originais do mobiliário  produzido pela arquiteta, com ênfase nas peças para o Masp, o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Sesc Pompeia.

A Exposição reúne ainda fotografias, desenhos e documentos pertencentes ao acervo do Instituto Bardi, que apresentam as transformações de concepção do design da arquiteta a partir de primeiro período em que viveu em Salvador (1959 -1964), realizando estudos sobre a cultura popular local, reunidos no livro Tempos de Grossura, o Design no Impasse.

Como diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, Lina concebeu um centro de formação em técnicas artesanais e desenho industrial baseado nas pesquisas etnográficas desenvolvidas nos sertões da Bahia, Pernambuco e Ceará, que culminariam na exposição Nordeste (1963). “Deveria surgir ali um novo design, autenticamente enraizado na capacidade das pessoas simples em produzir utensílios com o mínimo de recursos”, observa o curador.

Anelli destaca que muito antes das atuais concepções ambientais de reciclagem e reuso de lixo, Lina estudou os objetos feitos com descartes para uso cotidiano. Funis, lâmpadas e latas eram transformados em castiçais, lamparinas, pás, bacias e outros utensílios, revelando uma inteligência para a sobrevivência na pobreza.

Para Lina seria possível construir, a partir dessa base, um programa de renovação da arquitetura e do design, distantes dos ditames do consumo e do supérfluo. Posição que orientou sua produção de arquitetura e de mobiliário nessa fase madura da sua carreira.

Foi sobre a produção embasada nesse programa que a curadoria definiu as obras selecionadas para esta exposição na Casa de Vidro. “Desenhos de concepção revelam  o desenvolvimento dos móveis dessa fase de Lina, dos primeiros croquis até os protótipos, com destaque para os estudos de inserção do mobiliário no ambiente arquitetônico, resultado de sua experiência com cenografia. Fotos e depoimentos complementam a linha narrativa da exposição.

A exposição ‘O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 – 1992’, que conta com benefício da Lei Rouanet, apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Itaú Cultural e Petrobras, complementa a mostra Tempos Pioneiros, realizada em 2014, também na Casa de Vidro, com curadoria de Sergio Campos que reuniu a primeira fase de produção de móveis da arquiteta no Brasil.

O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992

  • Visitação: até  31 de julho
  • Quinta a domingo das 10h às 16h (com permanência até ás 16h30)
  • Local: Casa de Vidro
  • Endereço: Rua General Almério de Moura 200 – Morumbi
  • Informações:  educativo@institutobardi.com.br

Via Instituto Lina Bo e P.M Bardi

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Exposição "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992"" 13 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791232/exposicao-o-impasse-do-design-mobiliario-de-lina-bo-bardi-1959-1992> ISSN 0719-8906