Hai D3 / ibda design

Hai D3 / ibda design - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: ibda design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1877
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Arquitetos Responsáveis: Wael Al Awar e Kenichi Teramoto
  • Equipe De Projeto: Yuka Takeuchi, Sho Ikeya, Takeshi Harikai, Takuma Fujisaki, Makoto Udagawa, Lloyd Fontilla
  • Urbanismo: Cultural Engineering (Rashid bin Shabib)
  • Projeto Balanço: Case Design
  • Iluminação: PSLAB
  • Construtora: AMBB Interiors
  • Cidade: Dubai
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Hai D3

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hai d3 é um conceito criado como espaço de incubação para o desenvolvimento de taletos criativos locais emergentes no centro de EUA, o 'Design District' de Dubai. Esta é para ser uma instalação temporária com um programa de cinco anos de uso e com tempo de construção de oito meses. O complexo está pensado para receber uma variedade de eventos, exposições, trabalhos colaborativos e mostras para fomentar o crescimento dos diferentes campos de arte e design no Oriente Médio.

Cortesia de Hai D3

A estrutura foi desenhada como um bairro, evidenciando o fato de que o master plan de todo ode Dubai estava destinado a incentivar uma comunidade de artistas da região. Inspirado na eficiência do planejamento urbano tradicional do bairro árabe, as linhas gerais do projeto foram dispostas para criar espaços abertos que são trabalhados através de 'bolsões' ajardinados que servem como pátios para cada um dos edifícios do complexos. Estes pátios não somente complementam a natureza industrial da arquitetura, mas também promovem atividades e, em consequência, a vitalidade do local.

Planta Baixa

Estes edifícios são formados com o uso de contêineres reciclados de 12 metros de comprimento, toda a transformação é feita manualmente com uma consideração cuidadosa em preservar sua forma crua industrial. A aplicação destes contêineres de transporte permite uma construção rápida e uma desmontagem que abre possibilidades para re-fabricar a arquitetura se for necessário. Seus desenhos diferentes de empilhamento e composição foram projetados para responder diretamente o programa. Galerias de arte, um ateliê, uma biblioteca, espaços de venda, assim como uma cafeteria e salas de culto foram introduzidos nos edifícios, dispostos em função do uso da instalação. Também foram criados edifícios anexos, agregando contêineres de 6 metros para serviços, banheiros e armazenamento, assim como uma peça de acesso. Um elemento que não somente acolhe as pessoas do bairro, mas também serve como espaço multiuso para que os artistas possam utilizar para projeções de filmes, reuniões ou oficinas ao ar livre. 

Cortesia de Hai D3

Sustentabilidade foi a chave no desenvolvimento da obra, levando em conta iniciativas de construção ecológica da região. Resfriamento passivo, através de contêineres implementados como 'túneis de vento', distribuídos por todo o local. Estas torres eólicas promovem a ventilação natural através da captura de fortes correntes de ventos que os canalizam até os pátios. Além disso, a iluminação passiva é empregada nos edifícios com o uso de janelas do chão ao teto e luzes laterais, já que, a abundância de luz solar é intrínseca em Dubai. Os vãos também emolduram tanto a paisagem do lugar como o horizonte construído da cidade.

Corte

Este projeto, com o uso de formas limpas e simples, e vistas singelas porém acolhedoras, oferece aos seus usuários uma plataforma de flexibilidade que acolhe o dinamismo do seu trabalho sendo utilizada como um meio de impulsionar a indústria criativa do Oriente Médio.

Cortesia de Hai D3

Originalmente publicado em Julho 11, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dubai - Dubai - Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hai D3 / ibda design" [Hai D3 Offices / ibda design] 29 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791117/hai-d3-ibda-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.