Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 2 de 33Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 3 de 33Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 4 de 33Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 5 de 33Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 28

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kenzo Harada, Metaltec Esquadrias, Terral Serralheria
Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 4 de 33
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa representa uma situação muito comum na cidade de São Paulo, um terreno comprido e estreito [5.6x30.0m], com apenas a elevação frontal livre de interferências das edificações em seu entorno. O desafio aumentou ao termos que atender a um programa extenso para esta área, nos levando a ocupação máxima permitida, 170m².

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 7 de 33
© Nelson Kon
Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 28 de 33
Ground floor plan
Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 9 de 33
© Nelson Kon

Com o valor da terra cada vez mais alto, chegar a uma solução que atenda o dobro da área ideal para pequenos terrenos como este tem sido o nosso trabalho e de inúmeros outros arquitetos que buscam propor bons projetos para seus clientes, para si e para a cidade.

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 8 de 33
© Nelson Kon

Considerando a inevitável verticalização de seus vizinhos, todos eles colados as divisas, o primeiro passo foi inverter as fachadas, pensar o projeto “ do avesso”, como se retirássemos uma luva.

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 19 de 33
© Nelson Kon

Portanto, quando trouxemos os caixilhos para dentro, pudemos usá-los à exaustão, tornando o interior extremamente aberto, em oposição ao fechamento externo completamente fechado.  Em seguida posicionamos dois pátios internos, mas funcionando como as áreas externas da casa. E eles, assim com em outros projetos do escritório, organizam a casa. Além de proporcionar luz e ventilação necessárias para salubridade e qualidade espacial, articulam os ambientes.

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 22 de 33
© Nelson Kon
Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 27 de 33
Second floor plan
Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 16 de 33
© Nelson Kon

Outra decisão inesperada para o cliente foi o posicionamento dos dormitórios no pavimento térreo, normalmente destinado aos ambientes sociais, e assim subimos o “térreo” para o pavimento superior. Esta medida proporcionou para o pavimento íntimo, dos dormitórios, maior privacidade e silêncio. Para o pavimento social proporcionou a integração com a laje de cobertura, usada como área de lazer, e assim portanto, não ocorrendo a interrupção pelo pavimento íntimo. Tornou também as áreas sociais melhor iluminadas e ventiladas.

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 21 de 33
© Nelson Kon

Por solicitação do cliente um destes pátios tornou-se um espelho d`água, e com ele, outro fator importante foi a concepção simultânea do projeto de paisagismo. Desta forma foi possível prever uma estrutura adequada para receber tanto uma árvore de grande porte no pavimento superior, na varanda externa contígua a sala, quanto a laje que suportaria o peso das bandejas com plantas que caem sobre o espelho d´água. Novamente recursos escassos, mas muito empenho na proposição de caminhos a seguir para que tornássemos as reflexões em uma obra viável.

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 13 de 33
© Nelson Kon

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 32 de 33
Section 03

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 24 de 33
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados" [Mipibu House / Terra e Tuma Arquitetos Associados] 11 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790884/casa-mipibu-terra-e-tuma-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.