Cabana Delta / AToT

Cabana Delta / AToT - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: AToT - Arquitectos Todo Terreno; AToT - Arquitectos Todo Terreno
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografías:Manuel Ciarlotti
  • Custo: U$S20.000
  • Prazo Da Obra: 45 dias
  • Arquitetos Responsáveis: Agustin Moscato, Lucia Hollman (Arquitectos Todo Terreno)
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Ciarlotti

“Lugar Habitável” - Cabana nas Ilhas do Tigre

O artificial, o natural.

O projeto se desenvolve sobre uma paisagem abstrata, onde a natureza por si só tem um lugar, no sentido que se define constante e homogênea.

© Manuel Ciarlotti

Fazer de um espaço um lugar acontece a partir do tempo, onde a racionalização dos processos projetuais determinam uma nova caracterização arquitetônica; então, a obra posa como um objeto colocado numa paisagem abstrata.  O significado simbólico do trabalho permanece como uma variável que não é óbvia, que transgride o figurativo para ser um objeto que é parte da paisagem circundante.

© Manuel Ciarlotti

Contexto

A relação tempo-espaço é determinada pelo articulação do programa e pelo movimento; sob a reinterpretação dos espaços que cruzam instâncias de luz e tectônica. Sem cair no descritivo, a especificidade expressiva é a que determina a obra como objeto que define um novo espaço. O lugar natural deixa de existir para reconfigurar um novo.

Axonométrica

Natureza modificada

A partir do particular, o trabalho é determinado pelo aspecto radiante entre o existente e o novo: o enquadramento de um interior com a paisagem circundante. Os limites são definidos a partir do movimento vertical, onde as sequências visuais e usos programáticos são determinados pela fusão dos dois lugares: o natural e o artificial. O espaço é narrativo em termos de construção, que define instâncias de tensões espaciais em relação ao lugar existente.

© Manuel Ciarlotti

Ideia de limite

A obra centra-se na ideia de espaço contido dentro de uma paisagem existente; portanto, a especificidade arquitetônica torna-se relevante em relação à experiência externa e interna. Em contraste com a ideia de presença, o projeto trabalha a partir da permanência; estrutura-se a reinterpretação do simbolismo e da tradição de uma cabana na ilha.

Planta Baixa

Se utilizam os materiais típicos da região, mas dando-lhes a qualidade de ser objetos contrastantes em relação ao que os circundam, e um aconchego sem perder a noção de lugar para quem vive lá.

© Manuel Ciarlotti

Articulação - Movimentos

A cabine é projetada para seis proprietários, que a habitam em épocas diferentes individualmente e às vezes em grupos. Então foi criado um espaço neutro que permite diferentes opções recreativas, mantendo sempre o lugar original como um aspecto determinante deste novo espaço. A obra é uma justaposição de lugares: um lugar primitivo, um lugar-objeto, lugar recreativo, lugar contemplativo, lugar pragmático.

Detalhe Construtivo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cabana Delta / AToT" [Cabaña Delta / AToT-Arquitectos todo Terreno] 29 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790337/cabana-delta-atot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.