Casa Convento / Enrique Mora

Chone, Equador
  • Arquitetos: Enrique Mora
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014

Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 2 de 26Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 3 de 26Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 4 de 26Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 5 de 26Casa Convento / Enrique Mora - Mais Imagens+ 21

  • Diretor De Projeto: Enrique Mora Alvarado
  • Construção: Enrique Mora Alvarado
  • Edição De Fotos: Vicente Gaibor del Pino
  • Cliente: Luzmilla Giler
  • Cidade: Chone
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações

TERRENO

A casa está localizada em Convento, área rural na costa equatoriana com um belo entorno natural onde existem grandes bosques de bambu, um pequeno riacho e duas montanhas - um cenário perfeito para o projeto e para gerar o vínculo com a paisagem que os proprietários queriam.

Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 16 de 26
Corte

CONDICIONANTES

Como muitos dos projetos de arquitetura, o orçamento foi um limitante importante. O projeto não poderia custar mais do que $15,000, razão pela qual foi fundamental o uso de recursos locais e o tratamento de material in loco. A mão de obra local desconhecia o processo construtivo com bambu, então os membros da família foram capacitados para colaborar, que também aplicaram seus conhecimentos empíricos na construção. Outro limitante foi a distância da obra, que fica em uma região afastada, o que exigiu do arquiteto praticidade e linguagem clara no processo construtivo. 

Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 4 de 26
Cortesia de Enrique Mora Alvarado

CONSTRUÇÃO

Para a execução do projeto, foram utilizados aproximadamente 900 bambus e 8 troncos de árvores de "laurel” para estrutura secundária e paredes de recobrimento, extraídos do terreno onde está a casa. No processo de extração do material, onde participaram a família e os trabalhadores locais, foram experimentadas diferentes técnicas de corte e cura de bambu, permitindo que tais técnicas possam ser aplicadas no futuro pela população local.

Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 23 de 26
Planta Baixa

PROGRAMA

A casa incorpora elementos tradicionais das construções e do litoral equatoriano para estabelecer um diálogo entre a arquitetura vernacular e a contemporânea. Está separada do solo para permitir circulação de ar e para que não fosse afetada em caso de inundações. É um programa simples que conta com três quartos, área social e de serviço (copa+cozinha+sala+banheiro) conectadas através de um espaço social intermediário que se abre completamente para o entorno, permitindo que a vegetação se introduza e atravesse a casa. Neste espaço foram incorporadas redes, jardim suspenso que lembra a "hera" do campo e um jardim térreo para demarcar o acesso principal.

Nos fundos da casa está a cozinha externa onde está o fogão a lenha para manter a tradição da cozinha manabita, além de isolar a fumaça produzida no ato de cozinhar. No quarto da avó está uma varanda que permite a conexão visual com um bosque de bambu, contínuo à casa. Um sistema de portas e janelas dobráveis é utilizado para permitir diversas configurações de abertura dependendo do nível de privacidade, uso, hora e nível de relação interior e exterior que os usuários da casa necessitavam, gerando um espaço dinâmico e em constante mudança.

Casa Convento / Enrique Mora - Imagem 18 de 26
Axonométrico Explodido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Convento / Enrique Mora" [Convento House / Enrique Mora] 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790333/casa-convento-enrique-mora-alvarado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.