Residência Bathyard / Husos Architects

Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 2 de 35Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 3 de 35Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 4 de 35Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 5 de 35Residência Bathyard / Husos Architects - Mais Imagens+ 30

  • Equipe De Projeto: Diego Barajas and Camilo García
  • Colaboradores: Martín Orbea (estagiário) e Rebeka Nemeth
  • Projeto De Instalações E Levantamento De Quantidades: Atipical (Daniel Jabonero, Ángela Ruiz)
  • Construção: Atipical (Daniel Jabonero) e Husos (Camilo García)
  • Consultores Estruturais: Mecanismo S.L. e Eugenio Cuesta
  • Marcenaria: Verticales Forme
  • Instalações Elétricas: Divitec
  • Alvenaria: Lubomir Bozhidarov, Rosen Goshev, Miguel Bas
  • Revisão De Texto: Medina Whiteman

  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a Residência Bathyard refere-se à reforma integral de uma apartamento de 130 m2 em um edifício que data de 1900, para uma mulher, seus filhos e suas plantas. Após vários anos vivendo nos subúrbios e com seus filhos já adultos em processo de emancipação, ela decidiu começar uma nova vida no centro de Madri. Ela sonha com um banheiro espaçoso e possibilidade de trazer consigo algumas das plantas de sua antiga casa com uma sala onde, entre outras coisas, ela pudesse compartilhar longas sessões de televisão e cinema com algum de seus filhos.

Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 13 de 35
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Antes da reforma, o apartamento era um espaço energicamente deficiente além de escuro. Estava orientado quase completamente ao norte e oeste, com exceção de uma janela frente a um pátio de luzes, a única orientada ao sul, a orientação mais favorável climaticamente, no entanto, nesse caso, estava vinculada a um corredor e uma área de armazenamento.

Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 21 de 35
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

A reforma do apartamento consiste em uma série de ações deixando a estrutura geral intacta e alterando muito pontualmente as divisórias e paredes, reordenando grande parte da casa ao sul, através da criação de um novo recinto doméstico: um jardim-banheiro, o bathyard, o qual gera um novo exterior no interior da residência, o que gera conforto térmico e luminoso a todo o apartamento. O bathyard é um espaço que pode ser alterado pelos usuários por sua possibilidade de deslizar as divisórias transparentes e de e abrir um banco dobrável. É um lugar onde diferentes atividades podem sobrepor-se e possível de ser compartilhado, como um local para troca de roupas, ou para um pequeno almoço, ou ainda para ter uma conversa enquanto se está tomando um banho enquanto outra pessoa está sentada no banco dobrável. E, claro, também pode ser a definição de uma experiência gloriosa de um banho solitário.

Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 16 de 35
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Entre a banheira e a área mais privada de chuveiro e sanitário, bem em frente à janela, encontra-se uma pequena estufa com um sistema de irrigação por gotejamento que serve para alojar as diferentes plantas: um caucho, um ficus, vários filodendros e marantas, entre outras. Este é o único espaço do apartamento onde instalou-se um sistema de calefação radiante pelo piso para evitar um ambiente seco no jardim. Este, é aquecido indiretamente através dos demais espaços e pela radiação solar direta através da janela.

Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 17 de 35
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Sua localização estratégica entre os espaços úmidos, a ducha e a banheira, contribui para a criação de um ambiente mais úmido e favorável para a vegetação. A posição central deste espaço na casa permite que haja ventilação natural cruzada além do aproveitamento de uma nova paisagem orienta a sul. A nova distribuição espacial do cômodo e a insolação sobre as fachadas, piso e cobertura, ajudam a manter o apartamento em uma temperatura entre 18°C a 20°C nos dias de inverno sem que o novo aparato de aquecimento instalado esteja ligado.

As telas possuem diferentes graus de transparência, algumas com películas semi-refletoras estrategicamente posicionadas permitem efeitos surpreendentes, por exemplo quando refletem os raios solares conduzindo-os ao dormitório principal durante a manhã, ou ao criar imagens refletidas da banheira entre a vegetação a partir de vários ângulos da sala por meio de um óculo.

Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 3 de 35
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Na construção deste óculo aproveitou-se um antigo buraco que se encontrava em um aparador importado em uma parede estrutural. Ele permite vincular visual e climaticamente o jardim-banheiro com as salas de estar e jantar.
Uma cortina e uma tela no óculo controlam a passagem de ar e ajustam atmosférica e luminosamente a sala para compartilhar momentos de cinema e televisão e para vincular, ou separar, quando a mãe e seus filhos desejem, os diferentes espaços sociais do apartamento.

Residência Bathyard / Husos Architects - Imagem 32 de 35
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Bathyard / Husos Architects" [Bathyard Home / Husos Architects] 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789974/residencia-bathyard-husos-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.