Lançamento do livro "Fotografias em Obras de Eduardo Souto de Moura"

A scopio Editions e o fotógrafo Luis Ferreira Alves convidam para o lançamento do livro “Fotografias em Obras de Eduardo Souto de Moura”, no dia 18 de junho na Galeria Rui Alberto. O lançamento contará com a presença do fotógrafo, arquiteto e editor. No contexto do lançamento realiza-se também a exposição “Imagens re-encontradas” com inauguração no mesmo dia.

Publicado pela scopio Editions esta obra dá início a uma coleção mais centrada na fotografia de arquitetura, promovendo uma análise crítica global entre estes dois mundos, procurando estabelecer diversas intersecções entre estes, bem como explorar a singularidade e significado das relações que são estabelecidas entre o fotógrafo e o arquitecto, os seus processos artísticos, as suas memórias colectivas, histórias e outros aspectos relacionados com o trabalho e percursos de vida de ambos.

A publicação constitui um artefato único que integra textos manuscritos, histórias pessoais, desenhos e outras imagens para além das fotografias de Luis Ferreira Alves em obras de Eduardo Souto de Moura. O objectivo é marcar a diferença face a outras publicações, promovendo uma compreensão profunda da prática e disciplina da arquitetura que como sabemos opera integrada em sistemas mais amplos socioculturais, técnicos, políticos e históricos, bem como mostrar como pode existir uma comunicação importante e singular na relação que o fotógrafo pode estabelecer com o arquitecto e com o seu trabalho.

Sobre a exposição

As 27 fotografias, na sua maioria, foram à época publicadas em revistas internacionais ou como no caso das imagens da Câmara de Matosinhos, usadas num livro. Estavam soterradas e durante uma pesquisa para outros fins foram aparecendo aqui e ali. Como refletem, ainda que modestamente, momentos significativos da arquitetura da chamada “Escola do Porto”, pensamos que seria interessante dá-las a conhecer. Tem para nós um acrescido valor dado que os negativos que lhe deram origem se estragaram ou desapareceram, o que torna estas impressões mais valiosas. 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Fotografias em Obras de Eduardo Souto de Moura"" 15 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789556/lancamento-do-livro-fotografias-em-obras-de-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.