Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design

Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 2 de 22Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 3 de 22Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 4 de 22Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 5 de 22Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Junsekino Architect And Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Spaceshift Studio
Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 8 de 22
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em maio de 2014, um forte terremoto de 6.3 graus na escala Richter, atingiu a província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, destruindo 73 escolas e afetando mais de 2 mil estudantes. Através de uma rede denominada Design for Disasters (D4D), um programa de recuperação pós-desastres, começou a projetar e construir nove novos edifícios escolares resistentes a terremotos nas áreas mais afetadas. Nove arquitetos tailandeses foram designados a esta comissão, um para cada escola. O Instituto de Engenharia da Tailândia e a Associação de Engenheiros Consultores da Tailândia proporcionaram o suporte de engenharia. A Associação de Construtoras do país, vinculou a equipe com empresas de construção, enquanto a Associação de Arquitetos Siameses prestou apoio técnico e fez uma doação pública na forma de materiais de financiamento e da construção.

Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 16 de 22
© Spaceshift Studio

A Baan Nong Bua, escola local que proporciona educação fundamental para crianças entre 5 e 10 anos de idade, também se viu afetada por este desastre natural. O edifício da escola, que foi danificado, possuirá o mesmo nível e padrão das outras escolas do país: entretanto, este padrão não está preparado para os desastres naturais graves. Devido a deterioração do edifício, os estudantes foram trasladados ao pavilhão temporário que não é adequado para a aprendizagem. Contudo, a escola não havia recebido suficiente orçamento para enfrentar essa circunstância; em consequência disso, a possibilidade de um novo edifício parecia ser pequena. 

Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 19 de 22
Axonométrica em Camadas

A escola solicitou 4 salas de aula com espaço de 48 metros quadrados; por outra parte, também foi requirido um ambiente central para que as crianças pudessem ter espaço para atividades. Além disso, a utilização do material doado no processo de construção é gestionado idealmente a fim de evitar sobras de construção. A estrutura do edifício é composta, principalmente, por metal, de acordo com a condição principal que havíamos proposto, já que a estrutura de aço representaria um esqueleto flexível e também pode absorver a vibração quando acontecem terremotos, além de ser construída de forma fácil e rápida nas áreas rurais.

Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 11 de 22
© Spaceshift Studio

As paredes do edifício estão compostas pelo sistema modular de painéis de cimento de madeira que são amplamente disponíveis. Estas placas de cimento de madeira podem ser utilizadas na construção das paredes, assim como as estantes. Portanto, a quantidade de resíduos da obra diminuiu. Entretanto, o conceito mais significativo é o desenho desenvolvido para os usuários reais; estudantes e professores. Durante os próximos anos, os usuários podem ajustar as funções de acordo com sua própria demanda; por exemplo, as salas de aula podem ser integradas através das divisórias ou a restauração da superfície do edifício mediante o uso de materiais locais como o bambu com o objetivo de facilitar o processo de controle de qualidade. Além disso, o bambu também possui a flexibilidade adequada no caso de terremotos, facilitando o cálculo, o transporte e a construção.

Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 3 de 22
© Spaceshift Studio

O edifício está desenhado para que corresponda às condições climáticas da zona norte da Tailândia, que permite a circulação do ar e a penetração da luz natural no edifício. Foi requerido um edifício esbelto e leve. Além disso, o edifício deve possuir a aparência de um pavilhão que corresponda à arquitetura rural na qual a cobertura se eleva a fim de permitir que a luz entre nas salas de aula durante o dia, o ar possa circular livremente, a umidade nas habitações seja reduzida e o solo também se eleve no caso de inundação. Por outro lado, também existe o espaço para guardar os sapatos, seguindo a cultura tailandesa, que exige aos convidados a retirada dos sapatos antes de entrar no edifício principal. O pórtico, portanto, é o espaço ao ar-livre de semi-interior que se apropria da cultura tailandesa e da condições climáticas. Os beirais estendidos proporcionam proteção climática também. Contudo, o ar igualmente pode passar através da construção.

Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 20 de 22
Plantas
Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 14 de 22
© Spaceshift Studio

Por fim, este edifício educativo é a arquitetura construída através da cooperação de cada pessoa na localidade; portanto, ninguém está encarregado da posse deste edifício, já que é o resultado do espírito de todos os moradores locais. Finalmente, o projeto da Escola Baan Nong Bua é considerado um modelo de edifício público que se apropria do atual contexto tailandês, é bom ser suficiente.

Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design - Imagem 5 de 22
© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chiang Rai, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Baan Nong Bua / Junsekino Architect And Design" [Baan Nong Bua School / Junsekino Architect and Design] 05 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788765/escola-baan-nong-bua-junsekino-architect-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.