Lançamento do livro "Street-Fight" com Janette Sadik-Khan

Lançamento do livro "Street-Fight" com Janette Sadik-Khan

Um poderoso roteiro para repensar, requalificar e redesenhar nossas cidades, elaborado por uma pioneira no movimento em prol de ruas mais seguras e agradáveis. Visionária da transformação das ruas de Nova Iorque, Janette Sadik-Khan, lança seu novo livro Streetfight: Handbook for an Urban Revolution no próximo dia 2 de junho, na Livraria Cultura da Avenida Paulista em São Paulo.

O evento terá abertura do atual secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, Fernando de Mello Franco, e irá inspirar a transformação das ruas de cidades brasileiras a partir da experiência de Janette em Nova Iorque.

Durante seu tempo como Secretária de Transportes de Nova Iorque (2007-2013), na gestão do ex-prefeito Michael Bloomberg, Janette Sadik-Khan conseguiu o que parecia impossível e transformou as ruas de uma das cidades mais complexas do mundo em espaços dinâmicos seguros para pedestres e ciclistas. Em Streetfight: Handbook for an Urban Revolution (Viking; 3/8/16; ISBN: 9780525429845; $ 28,00), Sadik-Khan e Seth Solomonow desconstruiram como ela conseguiu esta façanha em Nova Iorque, oferecendo um poderoso roteiro para repensar, requalificar e redesenhar ruas das cidades dos Estados Unidos para que sejam mais adequadas para as pessoas e comunidades que as utilizam.

Como Secretária de Transportes, Janette Sadik-Khan reconheceu que Nova Iorque necessitava urgentemente de uma nova abordagem para o transporte. Seus métodos eram comoventes e eficazes: pintar uma parte da rua para transformá-la em uma praça ou faixa exclusiva de ônibus não só torna as ruas mais seguras, mas também diminui o congestionamento e aumenta o número de pessoas que andam a pé. A abordagem de Sadik-Khan confirma que se você sabe ‘ler uma rua’, você pode fazê-la funcionar melhor, não necessariamente reconstruindo-a totalmente, mas redistribuindo o espaço que já está lá. No entanto, esta reforma tão radical não foi tão fácil, e Streetfight revela as batalhas que Sadik-Khan venceu ao fazer o seu trabalho.

Cada comunidade tem suas desculpas para dizer que é impossível mudar a forma como usam as ruas. No entanto, como Sadik-Khan e Solomonow explicam em Streetfight, como nossas cidades crescem, as lideranças e a população não podem mais aceitar ruas disfuncionais; devem lutar para mudá-las. Com base na prática do mundo real, e não no idealismo de torre de marfim, Streetfight demonstra, passo-a-passo, como entender os componentes que constituem as ruas e como repensar a lógica sob a qual elas funcionam, fornecendo recomendações sobre como implantar ciclovias seguras, melhorar o espaço destinado aos pedestres e fornecer informações visuais para redução de velocidade.

Esta nova lógica que se revela neste livro já está sendo traduzida em projetos de sucesso em outras cidades do mundo, de pequenos parques e grandes praças para pedestres na Cidade do México e São Francisco e reformas para um trânsito amigável em Los Angeles e Buenos Aires, a estacionamento de ciclovias em Chicago e Salt Lake City. Streetfight também inclui mais de 100 fotografias e ilustrações, capturando perfeitamente como as ideias de Sadik-Khan podem ser colocadas em prática, inspirando leitores de todos os lugares a desconstruir, rearranjar, e reinventar a rua e enxergá-la de um modo como nunca imaginaram.

SOBRE OS AUTORES

Janette Sadik-Khan é uma das maiores autoridades mundiais em transporte e transformação urbana. Foi secretária de transportes de Nova Iorque de 2007 a 2013, na gestão do ex-prefeito Michael Bloomberg, supervisionando mudanças históricas nas ruas da cidade de Nova Iorque – fechando a Broadway para carros em Times Square, a construção de cerca de 400 milhas de ciclovias, e criando mais de 60 praças em toda a cidade. É uma das principais fundadoras da Bloomberg Associates, trabalha com prefeitos em todo o mundo para repensar e redesenhar as cidades. Preside a National Association of Transportation Officials implementando novos padrões de desenho de ruas focados nas pessoas que têm sido adotados em 45 cidades de todo o continente. Vive atualmente em Nova Iorque.

Seth Solomonow é gerente na Bloomberg Associates. Ele foi chefe de mídia estratégica de Janette Sadik-Khan e do Departamento de Transportes de Nova Iorque sob a gestão do prefeito Michael Bloomberg. Graduado pela Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, Solomonow escreve para o The New York Times e seu jornal local, The Staten Island Advance. Ele vive no Brooklyn, Nova Iorque.

  • Data e local: O evento de lançamento do livro acontecerá no dia 2 de junho de 2016, às 17h30, no Auditório Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura - Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2703.
  • Ingressos serão distribuídos a partir das 17h00 em frente ao auditório. A abertura do evento será feita por Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo. A palestra será feita em inglês, sem tradução simultânea. Sessão de autógrafos acontecerá após palestra, na livraria.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Street-Fight" com Janette Sadik-Khan" 01 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788507/lancamento-do-livro-street-fight-com-janette-sadik-khan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.