O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Baumann Arquitetura
  6. 2014
  7. Apto Vila Sul América / Baumann Arquitetura

Apto Vila Sul América / Baumann Arquitetura

  • 05:00 - 28 Maio, 2016
Apto Vila Sul América / Baumann Arquitetura
Apto Vila Sul América / Baumann Arquitetura, © Thiago Barros
© Thiago Barros

© Thiago Barros © Thiago Barros © Thiago Barros © Thiago Barros + 20

© Thiago Barros
© Thiago Barros

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento fica em 1 dos 23 edifícios art déco que fazem parte do primeiro empreendimento imobiliário de grande porte da região, realizado pela Companhia Sul América em 1930 e preservado em 1987 pela criação da APA (Área de Proteção Ambiental) do Cosme Velho. 

© Anneliese Fuchshuber
© Anneliese Fuchshuber

As 158 unidades, de 1 a 4 quartos, se destinavam a abrigar desde os diretores até os serventes da empresa. A ocupação e implantação em três setores diferentes do lote, refletia a hierarquia dos seus habitantes, assim como a distribuição interna dos blocos. Os quatro blocos mais próximos à Rua das Laranjeiras possuem 6 pavimentos e apartamentos de 4 quartos, com aproximadamente 180 m² e destinavam-se aos funcionários mais graduados. Os edifícios no entorno da Praça Múcio Leão são médio padrão e possuem 4 pavimentos e apartamentos de 3 quartos, com aproximadamente 100m². E na parte final da Rua Pires de Almeida, localizam-se os edifícios mais simples, com 3 pavimentos e apartamentos de 2 e 1 quartos. Em todos os edifícios, as dependências de empregados são localizadas no último pavimento e com acessos independentes pela entrada de serviço. 

© Thiago Barros
© Thiago Barros

Localizado em um dos edifícios do entorno da Praça e idealizado para atender a um casal com um filho, o apartamento original foi redividido afim de possibilitar um melhor aproveitamento do espaço e da luz natural. A sala original foi transformada em quarto e as paredes que dividiam 2 quartos foram demolidas para dar lugar a uma sala mais ampla e integrada à varanda, proveniente do acréscimo de área do vizinho inferior. 

Planta Baixa
Planta Baixa
Corte
Corte

O único banheiro existente e a cozinha original deram lugar a 2 banheiros e a antiga – e espaçosa - área de serviço se transformou na cozinha. Esta possui janelas horizontais que, além de permitirem a entrada de luz natural, proporcionam uma bela vista da Mata Atlântica e criam uma integração com a varanda, reforçada pela inserção de um balcão em pedra. 

© Thiago Barros
© Thiago Barros

Durante os serviços de demolição foram encontradas vigas metálicas originais, provenientes da cidade de Loncwy, na França. Isso fez com que a ambiência da sala fosse repensada. No lugar da colocação de forro de gesso e iluminação embutida, optou-se por deixar o pé direito livre, com as vigas aparentes e a iluminação foi feita através de trilhos e "spots" de luz. As vigas originais associadas ás paredes de tijolo aparente - descobertas a partir da remoção do antigo emboço - e ás esquadrias em madeira, também originais, expõem e valorizam a história dos métodos construtivos adotados na edificação do conjunto.

© Thiago Barros
© Thiago Barros

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Baumann Arquitetura
Escritório
Cita: "Apto Vila Sul América / Baumann Arquitetura" 28 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788389/apto-vila-sul-america-baumann-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.