Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano

Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Imagem 2 de 14Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Janela, PortaApartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - PortaApartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Alberto Caetano; Alberto Caetano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  182
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Imagem 9 de 14
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento situa-se na cidade de Lisboa, integrado num dos poucos edifícios que restam de finais do séc. XIX, na Praça José Fontana.

Piso acrescentado no início do século XX, a uma construção original de 3 pisos seguiu os métodos e ritmos construtivos originais, com a particularidade de em toda a sua frente correr uma varanda em ferro fundido que lhe dá carácter particular.

Planta Baixa

A requalificação do apartamento com cerca de 182 m2 de área bruta, e um pé direito de 3,15 m (mais baixo que os restantes pisos), teve em conta as exigências espaciais da vida contemporânea, e contou com um programa fornecido pelo cliente: Entrada, Living Room, Escritório, Quarto de Hóspedes, Arrumos, Master Bedroom, Cozinha e WC de Visitas. Com este programa pretendia-se também uma separação entre o espaço mais social e o privado.

Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Imagem 5 de 14
© Fernando Guerra | FG+SG

A entrada original dava para um corredor muito estreito que infletia, tornando a percepção do espaço desagradável e acanhado. Demoliu-se um quarto interior, no sentido de criar uma entrada generosa e ampla, mas deixando como registo a vermelho a memória da dobra do corredor.

Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Imagem 2 de 14
© Fernando Guerra | FG+SG

Vários pequenos compartimentos de tabique foram desmanchados para dar lugar a um Living Room confortável e amplo com contato direto sobre a Praça, através de um conjunto de quatro vãos de sacada comunicantes com a varanda.

Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Pia, Bancada, Banheiro
© Fernando Guerra | FG+SG

Pretendeu-se deixar o máximo de registos do espaço original, tendo particular cuidado na recuperação dos pavimentos e das portas existentes criando um diálogo de sintonia com o novo desenho.

Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano - Janela, Porta
© Fernando Guerra | FG+SG

Princípio do projeto: recuperar a alma do espaço original adaptando-o aos requisitos contemporâneos.

Corte
Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça José Fontana, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento ao Saldanha / Alberto Caetano" 21 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787933/apartamento-ao-saldanha-alberto-caetano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.