Resultados do concurso 015 Projetar.org - Brasil em Veneza

O concurso 015 - Brasil em Veneza, promovido pela Projetar.org, propôs aos estudantes que projetassem um novo pavilhão brasileiro para a Bienal de Veneza. A proposta deveria ser símbolo nacional de fácil reconhecimento, tanto por estrangeiros quanto por brasileiros, em um dos mais importantes eventos internacionais de arquitetura e arte. O concurso contou com 110 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros.

Integraram o júri o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e urbanista Adriano Bruno da RVBA Arquitetos, 1º lugar no concurso Nacional para a Baixinha de Santo Antônio, e o arquiteto Pedro Varella da GRU.A Arquitetos, vencedor do prêmio Tomie Ohtake e autor do livro Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura, publicado em 2013 e exposto na Bienal de Arquitetura de São Paulo e na Bienal Ibero americana de Rosário.

Segundo o Júri, é possível observar em todos os projetos entregues a preocupação com a entorno e a capacidade de síntese de um país com cultura tão vasta em uma única edificação.

PRIMEIRO LUGAR
Aluno: José Henrique Carrari Filho
Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas/SP

Primeiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Segundo os jurados, a proposta apresenta uma excelente coerência entre conceito e plástica. Merece destaque também a abordagem contemporânea e a linguagem atemporal.

SEGUNDO LUGAR
Equipe: G4G4 - Pedro Cunha, Lucas Santos da Silva, Felipe Friedrich Stockler e Vinicius Fahrion Martini
Instituição de Ensino: Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER - Porto Alegre/RS

Segundo Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Os jurados destacam a geometria elegante e coerente da proposta, criando uma volumetria pura e harmônica.

TERCEIRO LUGAR
Equipe: EMMC - Lucas Martins Cunha, Alessandra Musto e Vitor Martins Cunha
Instituição de Ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade de São Paulo - São Paulo/SP

Terceiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Os jurados destacam no projeto a relação dinâmica entre percurso e elemento expositivo, individualizado no espaço central do pavilhão.

MENÇÃO HONROSA
Aluno: Pedro Esteves Morgado
Instituição de Ensino: Universidadede São Paulo - USP - São Paulo/SP

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Os jurados ressaltaram em relação a este projeto a diagramação espacial e a originalidade na relação entre o pavilhão e a laguna de Veneza, fazendo com que o espaço expositivo tivesse conexão com a água.

MENÇÃO HONROSA
Equipe: MAZAL - Leonardo Serrano Fuchs, Nathalie Ventura e Letícia Schultz
Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro/RJ

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Os jurados parabenizam a capacidade de síntese dos elementos conceituais da proposta de forma harmoniosa e elegante.

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Resultados do concurso 015 Projetar.org - Brasil em Veneza - Mais Imagens+ 2

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Resultados do concurso 015 Projetar.org - Brasil em Veneza" 19 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787782/resultados-do-concurso-number-015-projetarg-brasil-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.