7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas

Os projetos urbanos de Paris nos últimos anos têm chamado a atenção internacional. Isto porque as propostas estão orientadas segundo um paradigma de mobilidade urbana sustentável, isto é, centradas nas pessoas, ciclistas e transporte público.

Por isso, propostas como a ampliação dos espaços públicos nas margens do rio Sena, a criação de mais Zonas 30, a remodelação da avenida Champs-Élysées e o Plano de Bicicletas 2015-2020, que pretende transformar a cidade "na capital mundial do ciclismo", estão se tornando modelos a serem seguidos. 

7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas - Imagem 6 de 7
Praça da Bastilha. Imagem © Sophie Robichon. Fuente: Ayuntamiento de París

Seguindo a mesma linha, a Prefeitura de Paris anunciou recentemente seu próximo plano urbano. Trata-se da intervenção de sete lugares icônicos da cidade, localizados em regiões de trânsito intenso de automóveis, com o objetivo de redistribuir o espaço viário existente, dedicando 50% deste a pedestres e ciclistas.

Os sete locais da capital francesa que serão remodelados são as praças da Bastilha, Gambetta, Itália, Nação e Panteão, além da estação Place des Fêtes e o entorno da Igreja de Madeleine.

7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas - Imagem 2 de 7
Estação Place des Fetes. Imagem © Sophie Robichon. Fuente: Ayuntamiento de París

Entre estes, a Praça da Bastilha foi a última a passar por reformas, em 2013, quando recebeu mais árvores e mobiliários urbanos, o que acabou atraindo mais pessoas para o local. 

Em cada um dos locais a serem alterados, o plano prevê a criação de novas rotas para os pedestres e ciclistas, garantindo sua acessibilidade e segurança, sobretudo nos cruzamentos. 

7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas - Imagem 3 de 7
Igreja de Madeleine. Imagem © Sophie Robichon. Fuente: Ayuntamiento de París

A iniciativa também busca promover o acesso ao transporte público e intermodal, dedicando mais espaços aos diversos usos que podem ocorrer nesses espaços públicos. 

Nas imagens, pode-se ver em bege os espaços que serão dedicados aos pedestres e que atualmente são destinados aos automóveis; nas linhas amarelas, os pontos onde serão implementados os cruzamentos de pedestres; com pontos amarelos, as zonas de trânsito lento; em verde, as áreas que poderiam ser destinadas aos canteiros de vegetação; e em roxo as áreas de uso temporário.

7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas - Imagem 4 de 7
Praça da Nação. Imagem © Sophie Robichon. Fuente: Ayuntamiento de París

Segundo a prefeitura, as obras serão iniciadas em 2017. No momento, as autoridades estão trabalhando em conjunto com a empresa estadunidense Placemeter, dedicada a quantificar os pedestres, ciclistas e automóveis que passam diariamente por estes espaços públicos, visando definir o redesenho destes segundo seus usos, em vez de gastar mais recursos em projeções.

Durante os próximos meses, o município convidará planejadores urbanos, arquitetos e paisagistas a darem prosseguimento aos projetos.

7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas - Imagem 5 de 7
Praça do Panteon. Imagem © Sophie Robichon. Fuente: Ayuntamiento de París
7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas - Imagem 7 de 7
Praça da Itália. Imagem © Sophie Robichon. Fuente: Ayuntamiento de París

Fonte das imagens: © Sophie Robichon. Prefeitura de Paris.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "7 espaços públicos de Paris que serão remodelados para acolher pedestres e ciclistas" [7 lugares de París serán remodelados para que el 50% de su superficie sea para peatones y ciclistas] 20 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787751/7-espacos-publicos-de-paris-que-serao-remodelados-para-acolher-pedestres-e-ciclistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.