O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. O plano da Finlândia para promover o uso do transporte público

O plano da Finlândia para promover o uso do transporte público

O plano da Finlândia para promover o uso do transporte público
O plano da Finlândia para promover o uso do transporte público, © Ariel Martini, vía Flickr
© Ariel Martini, vía Flickr

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia e a terceira maior do país, e passou recentemente a investir em medidas ambientais e de mobilidade urbana, visando reduzir a zero suas emissões de carbono até 2040. 

Na meta proposta pela cidade, duas medidas se destacam, sendo uma delas o investimento nos seis primeiros ônibus elétricos que fazem parte de um plano que visa aumentar o uso desta forma de energia no transporte público. 

Outra medida mais recente é promover o uso do transporte público entre os condutores. Como? Oferecendo o valor de US$22  a todas as pessoas com habilitação para dirigir, para que façam seus deslocamentos de ônibus. 

A ideia implementada pelo Föli, o Departamento de Trânsito da região, prevê que, quando os condutores esgotarem  a quantia, seus cartões de ônibus serão automaticamente recarregados, fazendo-os optar pelo sistema público de transporte - o que ajudará a descongestionar as ruas e reduzir a poluição atmosférica. 

Esta iniciativa se difere de outras, implementadas em cidades como Milão ou Paris, pois não tem tempo limitado de uso, mas depende da carga disponível no cartão. 

Desde que foi implementada em fevereiro deste ano, a iniciativa já totaliza cinco mil pessoas que pediram o cartão. O Departamento de Trânsito estima que este número pode dobrar nos próximos meses. 

© Jake&Brady, vía Flickr
© Jake&Brady, vía Flickr

Além disso, o Departamento estuda criar um serviço de táxis com tarifas reduzidas, permitindo seu uso por moradores das zonas rurais, fazendo com que deixem de comprar automóveis. 

Além disso, para melhorar a conectividade do sistema, seria incluído também um cartão de ônibus que pode ser usado em outras oito cidades do país.

Cita: Gaete, Constanza Martínez. "O plano da Finlândia para promover o uso do transporte público" [El plan de Finlandia para promover el uso del transporte público] 19 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787745/o-plano-da-finlandia-para-promover-o-uso-do-transporte-publico> ISSN 0719-8906