Anunciados os projetos selecionados para o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016

Entre os 119 projetos inscritos, provenientes de 18 estados brasileiros, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel anunciam os 10 selecionados pelo júri do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016, composto pelos arquitetos Daniel Corsi, Gianfranco Vannucchi e Priscyla Gomes e pelo economista e sociólogo Carlos Vainer.

Nesta edição, registrou-se um aumento de estados brasileiros participantes e houve uma expansão no número de projetos de outras áreas além da residencial (52%), como institucional (16,8%) e comercial (14,3%), entre outros tipos de uso.  

Os dez projetos selecionados são:

Galeria Maxita Yano - Claudia Andujar - Brumadinho - MG, por Arquitetos Associados / Alexandre Brasil Garcia

Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados. Image © Leonardo Finotti

Casa de Meia Encosta - São Francisco Xavier - SP, por Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida

Casa de Meia Encosta / Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida. Image © Pedro Kok

Casa Vila Matilde - São Paulo - SP, por Terra e Tuma Arquitetos Associados/ Pedro Tuma

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos. Image © Pedro Kok

RB12 - Rio de Janeiro - RJ, por Triptyque Architecture / Luiz Adriano Trindade de Almeida

RB12 / Triptyque. Image © Leonardo Finotti

Tuju Restaurante - São Paulo - SP, por Vapor 324 + Garupa Estúdio/ Fabio Riff

Restaurante Tuju / vapor324 + Garupa Estúdio. Image © Pedro Napolitano Prata

Restauro do Edifício Sede do IAB SP - São Paulo - SP, por Oksman Arquitetos Associados / Silvio Oksman

Restauro do Edifício do IAB-SP / Oksman Arquitetos Associados. Image Cortesia de Oksman Arquitetos Associados

 Box House - São Paulo-SP, por Yuri Vital Arquiteto/ Yuri Vital

Edifício Península - Porto Alegre - RS, por cantergiani+kunze Arquitetos/ Nathalia Cantergiani

Ginásio do Colégio São Luís - São Paulo - SP, por URDI Arquitetura / Alberto Ferreira Barbour

Parklets sp - São Paulo - SP, por Guilherme Gambier Ortemblad

Os dez projetos finalistas, que serão reunidos também em publicação, participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake (de 23 de junho a 7 de agosto de 2016), quando serão anunciados os três vencedores (23 de junho). Os arquitetos responsáveis pelos três projetos mais destacados serão premiados com viagens internacionais para Dubai, Emirados Árabes Unidos (1° colocado), Varsóvia, Polônia (2° colocado) e Santiago, Chile (3° colocado).

Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é voltado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos durante os últimos oito anos, o prêmio procura valorizar a diversidade na expressão da arquitetura e formas de atuação que vêm definindo uma identidade na produção atual dos espaços construídos em âmbito nacional. A intenção é dar continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, reunindo trabalhos que promovam discussão acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, tais como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, entre tantos outros desafios presentes em cada projeto.

Juntamente com a exposição e um conjunto de ações educativas programadas, o Prêmio pretende dar continuidade à valorização e difusão do trabalho dos profissionais e escritórios no seu compromisso em potencializar a arquitetura contemporânea realizada no Brasil.

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015 é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel que se insere dentro das perspectivas do Instituto como um centro cultural compromissado com o estudo e a divulgação das artes plásticas, arquitetura, e design contemporâneo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Anunciados os projetos selecionados para o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016 " 12 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787350/anunciados-os-projetos-selecionados-para-o-premio-de-arquitetura-instituto-tomie-ohtake-akzonobel-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.