Escola Primária em Gando / Kéré Architecture

Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 2 de 8Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 3 de 8Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 6 de 8Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 5 de 8Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Mais Imagens+ 3

  • Arquiteto: Diébédo Francis Kéré
  • Cliente: Schulbausteine fuer Gando / Comunidade de Gando
  • País: Burkina Faso
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 5 de 8
© Erik-Jan Ouwerkerk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um nativo de Burkina Faso, Francis Kere cresceu com muitos desafios e poucos recursos. Quando criança, viajava cerca de 40 quilômetros até a aldeia mais próxima para ir à escola, com má iluminação e ventilação. A experiência de tentar aprender neste ambiente opressivo o afetou tanto que quando começou a estudar arquitetura na Europa, ele decidiu reinvestir o seu conhecimento para a construção de uma nova escola na sua aldeia natal. Com o apoio de sua comunidade e recursos captados através da sua fundação Schulbausteine fuer Gando (Tijolos para Gando), Francis começou a construção da Escola Primária de Gando, seu primeiro projeto construído.

Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 4 de 8
© Erik-Jan Ouwerkerk
Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 7 de 8
Planta
Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 6 de 8
© Erik-Jan Ouwerkerk

O projeto da Escola Primária evoluiu a partir de uma longa lista de parâmetros, incluindo custos, clima, disponibilidade de recursos e viabilidade de construção. O sucesso do projeto se baseou em adotar e negar essas restrições, ao mesmo tempo. Para otimizar os resultados com os mínimos recursos disponíveis, uma construção híbrida de argila e lama foi levantada primeiramente. A argila é abundante na região e é tradicionalmente usada na construção de moradias. Esta técnica de construção de barro tradicional foi modificada e modernizada para criar uma construção mais robusta estruturalmente, sob a forma de tijolos. Os tijolos de argila têm a vantagem adicional de serem baratos, fáceis de produzir e também fornecem proteção térmica contra o clima quente. Apesar da sua durabilidade limitada, no entanto, as paredes devem ser protegidas contra as chuvas com uma grande telhado de zinco suspenso. Muitas casas em Burkina Faso têm essas coberturas onduladas metálicas que absorvem o calor do sol, tornando os espaços internos muito quentes.

Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 3 de 8
© Erik-Jan Ouwerkerk

O telhado da Escola Primária foi projetado para fora do espaço das salas de aula e um teto de argila perfurada com ampla ventilação foi introduzido. Este teto de tijolos empilhados permite a ventilação máxima, trazendo o ar fresco e liberando o ar quente para fora através do teto perfurado. Por sua vez, a pegada ecológica da escola é muito reduzida, sem a necessidade de ar-condicionado.

Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 8 de 8
Corte

Embora o projeto tenha sido desenhado por Francis Keré, o seu sucesso é atribuído ao estreito envolvimento dos moradores locais. Tradicionalmente, os moradores da aldeia trabalham juntos para construir e reformar as casas, nesta zona rural de Burkina Faso. De acordo com esta prática cultural, técnicas sustentáveis de baixa tecnologia foram desenvolvidas e melhoradas para que os moradores de Gando pudessem participar do processo. As crianças recolheram pedras para a a fundação da escola e as mulheres trouxeram água para a fabricação dos tijolos. Desta forma, as técnicas tradicionais de construção foram utilizadas em conjunto, com métodos de engenharia moderna, a fim de produzir a melhor solução para o edifício, ao mesmo tempo simplificando a construção e manutenção para os trabalhadores.

Escola Primária em Gando / Kéré Architecture - Imagem 2 de 8
© Erik-Jan Ouwerkerk

A escola foi concluída em 2001 e recebeu o Prêmio Aga Khan de Arquitetura em 2004. Mais importante, no entanto, a escola primária tornou-se um marco referencial e um motivo de orgulho para a comunidade. À medida que o conhecimento coletivo de construção começou a se espalhar e inspirar Gando, novos projetos culturais e educacionais foram introduzidos para apoiar o desenvolvimento sustentável da aldeia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gando, Burkina Faso

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária em Gando / Kéré Architecture" [Gando Primary School / Kéré Architecture ] 06 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786882/escola-primaria-em-gando-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.