Compare a eficiência da massa para acabamentos Decoratta em relação ao método tradicional de aplicação da massa corrida

via Votorantim

Aplicar massa corrida e lixar antes da execução da pintura de paredes é um método muito tradicional e conhecido dos arquitetos que buscam a qualidade do acabamento final de sua obra. Para tornar essa etapa da obra mais rápida eficiente, a Votorantim Cimentos lançou recentemente a Decoratta, um produto inteligente que possibilita maior agilidade e produtividade ao processo de acabamento, proporcionando uma relevante economia à obra. Ela substitui a massa corrida, ou o gesso, e como dispensa a lixação após sua aplicação, confere mais limpeza, velocidade e menor custo à obra. Entenda melhor a diferença.

© Paulo Bau Via UOL

No processo tradicional de pintura de uma superfície dá-se muita importância à etapa da lixação, pois é ela quem assegura a lisura fundamental para a uniformidade necessária à perfeita absorção da tinta que será aplicada nas paredes, o que normalmente demanda muito tempo da obra, saiba como funciona: 

1) Depois da aplicação do selador (que nada mais é do que uma tinta mais simples e mais rala) sobre o reboco é necessário fazer a primeira aplicação de massa corrida, usando espátula e uma desempenadeira de aço.

© Paulo Bau Via UOL

2) Após a secagem da massa é realizada a primeira lixação, normalmente feita com o auxílio de uma lixa com gramatura 200 para tirar o excesso do material que porventura tenha ficado na superfície.

3) Algumas paredes requerem uma nova aplicação de massa corrida e, consequentemente, mais uma lixação, feita depois da massa já seca. Nesses casos pode-se optar por uma lixa mais fina, de gramatura 180. 

4) A pintura é a última etapa do processo e entre as demãos também é necessário aguardar o tempo de secagem, sempre de acordo com o indicado no rótulo do produto. 

via Votorantim

Vantagens da Decoratta

Dispensa lixamento
Como alcança extrema lisura durante a aplicação, não é necessário lixar a parede após o uso, o que evita sujeira e reduz o tempo de trabalho.

Facilidade
A Decoratta é fácil de aplicar e de pintar. Basta misturar e começar a aplicação.

Ganho de tempo
Ao proporcionar excelente acabamento em menos tempo, a Decoratta permite um ganho de produtividade até cinco vezes maior se comparado a outros acabamentos tradicionais.

Mínimo desperdício
A quantidade da Decoratta perdida na aplicação é mínima. Como dispensa lixamento, também evita a perda do material dessa etapa. Além disso, proporciona um ambiente mais limpo e saudável ao aplicador.

Secagem muito rápida
Com a Decoratta o tempo de espera entre demãos é mínimo. Devido à secagem rápida, a segunda demão pode ser aplicada a partir de 30 minutos após o término da primeira demão.

Melhor custo x benefício
A Decoratta faz a diferença pois proporciona economia do início ao fim da obra. Isso porque possui um excelente rendimento e maior aproveitamento do produto, além de economizar tempo e custos com a mão de obra.

Opções de acabamento

via Votorantim

Equipamentos necessários
- Balde de 20 L;,
- Misturador mecânico de argamassa com hélice metálica tipo helicoidal;
- Colher de pedreiro;
- Desempenadeira metálica lisa;
- Espátula e EPIs.

Modo de aplicação

Card

1) No balde, misture 15 kg da Decoratta com cerca de 6 L de água até obter uma massa consistente e homogênea.
2) Limpe a parede com a espátula, retirando resíduos como poeira, óleo e tinta.
3) Utilizando a desempenadeira, aplique a primeira camada para regularizar a base, espalhando o produto em movimentos verticais e alisando.
4) Aguarde até que a primeira camada fique completamente seca e branca (em torno de 30 min em condições de temperatura e umidade normais). Aplique a segunda camada com espessura final de até 2,5 mm.
5) Aguarde o tempo de puxamento para realizar o acabamento: alise firmemente o produto com a própria desempenadeira deixando a superfície regular e lisa. Lembre que o objetivo é não lixar, então evite essa etapa garantindo a lisura.
6) Para pintura, aguarde 5 dias. Para cor natural, aplique um selador.
7) Para efeito marmorizado, aguarde o puxamento da segunda demão e, com a desempenadeira molhada, faça movimentos firmes até que o efeito apareça. Aplique um selador para garantir a durabilidade.

Essa facilidade gera um aumento da produtividade até cinco vezes maior se comparado a outros acabamentos tradicionais. Veja aqui o modo de preparo da massa.

Para saber mais, acesse o Catálogo de Votorantim Cimentos em Materials, ou vá diretamente ao site Mapa da Obra.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Compare a eficiência da massa para acabamentos Decoratta em relação ao método tradicional de aplicação da massa corrida " 09 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786809/comprove-a-economia-praticidade-e-eficiencia-da-decoratta-a-massa-inteligente-para-acabamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.