Brasília recebe exposição de Marianne Peretti, criadora dos vitrais da Catedral

Com mais de seis décadas de atuação nas artes plásticas, a artista franco-brasileira Marianne Peretti, reconhecida internacionalmente por suas monumentais contribuições à cidade de Brasília, é homenageada uma grande exposição dedicada à sua vida e obra. A mostra, intitulada “A Arte Monumental de Marianne Peretti” exibe, no Museu Nacional da República, na Capital Federal, mais de 30 trabalhos, entre projetos em tamanho real, esculturas de grandes proporções e projeções de vitrais da artista, a única mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer na construção da Capital do Brasil, o Distrito Federal.

Com curadoria de Laurindo Pontes, Roberto Ghione e Tactiana Braga e idealização da B52 Cultural, em parceria com a Atenarte, a exposição permanece em cartaz até 5 de junho, com entrada franca.

A mostra traz um apanhado das principais obras de grande, médio e pequeno formatos assinadas pela artista. Entre elas, esculturas, painéis escultóricos, vitrais e objetos de design. Um dos destaques é o salão especial “Gênese”, que abriga todo o nascimento criativo do projeto da Catedral de Brasília. Nele, para que o público tenha uma dimensão exata da grandiosidade do trabalho desenvolvido por Marianne, ficarão à mostra o desenho original do vitral criado para o altar da catedral (todo ele em tamanho real e desenhado à mão), os esboços que originaram o desenho, a maquete de estudo de aplicação do vitral e um grande painel ilustrativo de todo o processo construtivo da catedral.

Também será possível conferir, durante a exposição, um majestoso painel de ferro branco laqueado intitulado “Árvore da Vida”, com 12m x 6m, criado recentemente pela artista – que está completando 88 anos e continua a produzir em seu ateliê de Olinda (PE). Um enorme painel escultórico em vitral, com 2,80m x 10m que faz parte do acervo do Senado Federal, também estará presente na mostra.

Marianne Peretti, a mulher por trás dos vitrais de Brasília

As obras desenvolvidas por Marianne em Brasília são de grande valor para a arte do vitral no século XX, fato reconhecido pelo Centre André Chastel, de Paris. Além das obras citadas, em Brasília, Marianne ainda tem vitrais e painéis em construções icônicas como a Câmara dos Deputados, o Palácio do Jaburu, o Superior Tribunal de Justiça e o Memorial Juscelino Kubitschek. São dela, ainda, a grande escultura de bronze do Teatro Nacional de Brasília e o vitral e escultura na fachada lateral do Panteão da Pátria e da Liberdade. Suas obras estão em perfeita harmonia com a arquitetura de Oscar Niemeyer e integradas a projetos de outros arquitetos em vários estados do Brasil e países da Europa, como a Itália e França, onde está seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire, em Paris.

Via brasilia.deboa.com

  • Título

    A obra monumental de Marianne Peretti
  • Tipo

    Exposição
  • Organizadores

    Caixa Seguradora
  • De

    06 de Abril de 2016 09:00 AM
  • Até

    05 de Junho de 2016 06:00 PM
  • Onde

    Museu da República Honestino Guimarães (Museu Nacional da República)
  • Endereço

    Museu Nacional da República - Setor Cultural Sul, Lote 2 - Esplanada dos MInistérios

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Brasília recebe exposição de Marianne Peretti, criadora dos vitrais da Catedral" 09 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786808/brasilia-recebe-exposicao-de-marianne-peretti-criadora-dos-vitrais-da-catedral> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.