A arquitetura de Star Wars: 7 estruturas icônicas

Talvez o aspecto mais atraente de Star Wars para seus fãs não seja simplesmente sua trama envolvente ou suas dramáticas batalhas espaciais -- mas que seu universo seja, de fato, um universo, com toda a complexidade e profundidade que isso implica. Uma das melhores formas de revelar esta profundidade é através da arquitetura, que oferece uma poderosa combinação de história, cultura e tecnologia disponível. Como resultado, o universo de Star Wars está repleto de uma enorme variedade de arquiteturas fascinantes, de templos antigos a cidades futuristas flutuantes.

Hoje é o dia mais sagrado do calendário do Star Wars, e graças websites como Star Wars Architecture (no Facebook) e Wookieepedia, estamos celebrado este evento com sete das mais interessantes, impressionantes e icônicas estruturas arquitetônicas da série.

A arquitetura de Star Wars: 7 estruturas icônicas  - Mais Imagens+ 7

O Grande Templo de Yavin 4

O Grande Templo, frequentemente chamado de Templo Massassi, foi construído em Yavin 4 pelos Massassi em homenagem a Nada Sadow, um Lord Sith que escravizou e mudou geneticamente os Massassi através da alquimia Sith. O templo depois abrigou a base da Aliança Rebelde, conhecida como Base Massassi, e o Jedi Praxeum. 

Internamente, o Grande Templo foi dividido em quatro níveis, cada um representando um degrau do zigurate-- cada nível era, então, maior (em planta) que o nível acima, mas foi deixado com a mesma área, completado com pequenas células, ambientes e corredores em torno de um grande espaço central.

Visto em:
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

Complexo da Refinaria de Plasma, Naboo

O Complexo da Refinaria de Plasma foi uma grande estrutura com três domos erguida em uma face do penhasco próximo ao Palácio Real de Naboo, na cidade de Theed. Construído para armazenar grandes quantidades do raro plasma encontrado no núcleo do planeta, o complexo da refinaria inclui o Hangar Theed e o maior gerador de energia da cidade, além da sede das Forças de Segurança Reais de Naboo.

Dentro do primeiro dos três domos próximos ao hangar, está o duto de extração aparentemente sem fim. Uma câmara hemisférica  que constantemente monitora e compensa as variações de pressão, o duto é envolvido por várias passarelas circulares. 

Visto em:
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

O Templo Jedi em Coruscant

O Templo Jedi (também conhecido como Palácio dos Jedi) era a sede da Ordem Jedi entre o fim da Grande Guerra dos Sith e a dizimação dos Jedi, e durante este período também foi o maior centro de trinamento, burocracias e moradias Jedi. Uma gigantesca estrutura que se eleva um quilômetro acima das construções adjacentes, o Templo de Jedi tinha a aparência de uma fortaleza, mas era um lugar de meditação e reflexão. 

Localizado em uma área estrategicamente isolada de Coruscant , relativamente próxima ao Distrito do Senado, o Templo fora construído em uma grande quadra do Distrito dos Templos. Oculta dentro do coração do zigurate estava a parte mais alta do pináculo Sagrado, uma imponente montanha que se projetava da superfície do planeta centenas de metros abaixo.

Visto em:
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma
Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones
Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith

O Palácio Real de Theed, Naboo

O Palácio Real de Theed é um gigantesco complexo construído com blocos de arenito, composto por torres e rotundas com cúpulas revestidas de pastilhas verdes. Maior estrutura da cidade, foi lar do governo planetário e destino de diplomatas e embaixadores estrangeiros. Um cilindro central ocupava a maior parte do complexo, com uma torre mais estreita destacando-se no ponto mais alto. Erguido na face de um penhasco, o palácio conta com várias torres de observação, situadas para detectar possíveis ataques vindos do vale abaixo. 

O palácio era cercado por um vasto jardim. O lago no jardim podia ser drenado e o controle de acesso era realizado através de uma ponte. Um portão de segurança exigia um código para a entrada e saída do jardim. Uma passagem secreta conectava o jardim ao Hangar Theed. 

Visto em:
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma
Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones
Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith

Cidade das Nuvens, Bespin

A Cidade das Nuvens era um posto avançado e uma colônia de mineração gasosa do planeta Bespin, foi nomeada de Cidade das Nuvens devido ao fato de estar sempre cercada por nuvens gigantes. A cidade flutuava a 60.000 quilômetros do núcleo do planeta, que era um planeta do tipo gigante gasoso. A Cidade das Nuvens tinha 392 níveis, além do nível zero, que consistia em uma praça na cobertura

  • Níveis  1–50: Distrito Turístico, com hotéis de luxo e casinos que tornaram a cidade famosa.
  • Níveis 51–100: Residências de luxo.
  • Níveis 101–120: Escritórios administrativos.
  • Níveis 121–160: Áreas industriais  de reputação infame, conhecidas como Port Town.
  • Níveis 161–220:  Habitações e equipamentos para os trabalhadores.
  • Níveis 221–280: Fábricas.
  • Níveis 281–370: Refinarias de gás e minérios.
  • Níveis 371–392:  Abrigam os 36 mil propulsores e geradores que mantém a cidade flutuando e na posição correta.

Visto em:
Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca
Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi

A Grande Câmara de Convocação, Coruscant

A Grande Câmara de Convocação, também chamada de Rotunda do Senado, Arena do Senado, Câmara do Senado, Grande Rotunda, era a maior sala do Edifício do Senado, localizado no Distrito do Senado em Coruscant, e o coração do Senado Galático. A sala tinha mais de cem metros de altura e 1.024 assentos para as delegações de toda a galáxia. 

O centro da grande câmara apresentava um pódio usado pelo Chanceler Supremo, o Vice-Presidente e o Auxiliar Administrativo para coordenar as sessões. Quando um senador queria falar, precisava ejetar sua poltrona e se dirigir, através de um percurso automatizado, até o espaço central da câmara. 

Visto em:
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma
Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones
Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith

Estrela da Morte

A Estação Orbital de Batalha EM-I, mais conhecida como Estrela da Morte ou Estrela da Morte I,  foi a mais temível arma feita pelo Império Galáctico e uma das mais poderosas armas da Galáxia. Com diâmetro de 120 km, a estrutura foi projetada para assegurar que as leis e a ordem fossem cumpridas em tudo o Império, com ameça de destruição planetária. Após sua destruição por parte de Luke Skywalker foi construída a Segunda Estrela da Morte.

A primeira Estrela da Morte, assim como sua sucessora, era dividia em dois hemisférios, cada um subdividido em 12 zonas controladas. O hemisfério norte abrigava a principal arma da estação, um temível super -laser. 

Visto em:
Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

Todas as descrições dos locais via starwars.wikia.com (Wookieepedia) sob licença CC BY-SA 3.0. Não deixe de acessar a página do Star Wars Architecture no Facebook para mais informações sobre as arquiteturas de uma galáxia muito, muito distante!

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "A arquitetura de Star Wars: 7 estruturas icônicas " [The Architecture of Star Wars: 7 Iconic Structures ] 04 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786792/a-arquitetura-de-star-wars-7-estruturas-iconicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.