Casa COL / Estudio BaBO

Casa COL / Estudio BaBO - Mais Imagens+ 10

Belén de Escobar, Argentina
  • Arquitetos: Estudio BaBO; Estudio BaBO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  235
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Estrutura: Eng. Carlos Calissano
  • área Do Terreno: 935 m²
  • Equipe De Projeto: Francisco Kocourek, Francesc Planas Penadés, Marit Haugen Stabell
  • Cidade: Belén de Escobar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Estudio BaBO

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto resolve um programa de segunda residência para uma família de três membros no lote de um bairro privado do norte de Buenos Aires. O traçado do bairro propõe a criação de um entorno naturalizado ao redor de uma série de lagoas artificiais. A residência é uma das primeiras da área. A escassez de referências contextuais concretas, tanto de natureza paisagística como em relação ao pré-existente construído, levou ao estúdio centralizar seu partido em relação à área edificável com a lagoa e o suave declive do lote para ela, e também a adotar mecanismos projetuais comuns a arquitetura que pretendem uma aproximação mais abstrata e egoísta a seu entorno imediato.

Axonométrica

Organiza-se o programa numa planta em "L" paralela a um dos lados do terreno, e orientando as principais fachadas dos braços para a lagoa num caso e ao nordeste em outro. Assim, a área côncava fica disposta para a frente do lote, onde é configurado um átrio de acesso. A ala orientada para as vistas da lagoa contém o estar, jantar, cozinha, dormitório e principais galerias. Estes espaços possuem um pé-direito maior, através da inclusão de um desnível no piso, que acompanha a inclinação do terreno e que harmoniza a relação destes espaços principais com a circulação principal da casa. A área orientada ao nordeste contém três dormitórios unidos por uma galeria que permite um contato mais fluído com o exterior e um maior controle da incidência solar.

Cortesia de Estudio BaBO

Optou-se por usar materiais capazes de gerar planos concretos. Tijolo de cor amarela para materializar os planos cegos, enfatizando a massa, o contínuo. Vidro, alumínio e madeira para resolver os planos abertos ao exterior, leves e variáveis. Para as colunas, perfis metálicos minimizando sua secção. Trabalhou-se o detalhe para que a articulação entre todos estes materiais fosse o mais abstrato e menos hierarquizado possível.

Planta Baixa

Trabalhe-se a partir da condição de módulo para resolver um programa extenso com pouca metragem, e para dotar de certas qualidades abstratas uma residência localizada num entorno cujas qualidades contextuais e paisagísticas ainda estão por vir.

Cortesia de Estudio BaBO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa COL / Estudio BaBO" [COL House / Estudio BaBO] 03 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786748/casa-col-estudio-babo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.