Álvaro Siza e Souto de Moura inauguram dois novos museus em Santo Tirso

As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, serão inauguradas no próximo dia 21 de maio. A sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza e o Museu Municipal Abade Pedrosa é de autoria de Souto de Moura.

"A ideia é que [os museus] potencializem ainda mais Santo Tirso na área cultural e que todas estas iniciativas permitam uma promoção do município e a dinamização econômica nos mais variados níveis, seja empresarial, turístico, simples lazer ou cultural", comentou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O Museu Municipal Abade Pedrosa abrigará coleções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, originários de trabalhos de escavação e de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece. Já o MIEC terá 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis pólos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.

As obras estão sendo realizadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, co-financiado pelo ON.2 — O Novo Norte em 85%, sendo que os restantes 15% são da responsabilidade da câmara de Santo Tirso. Ambos serão ligados por um serviço de atendimento e serão inaugurados no próximo dia 21 pelo primeiro-ministro, António Costa.

"Nos últimos tempos, o Município de Santo Tirso tem sido foco de interesse por parte de estudantes de arquitetura nacionais e internacionais, que não ficam indiferentes às obras de grande valor arquitetônico presentes na cidade", comentou a prefeitura em um comunicado.

 Os museus se localizam no conjunto patrimonial do Mosteiro de S. Bento, classificado como Monumento Nacional.

Via Público.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza e Souto de Moura inauguram dois novos museus em Santo Tirso" 04 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786745/alvaro-siza-e-souto-de-moura-inauguram-dois-novos-museus-em-santo-tirso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.