Centro de Tratamento de Câncer / Foster + Partners

Centro de Tratamento de Câncer / Foster + Partners - Mais Imagens+ 53

  • Arquitetos: Foster + Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1922
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3V Architectural Hardware, Aurubis, Benchmark Furniture, Blumer Lehmann
  • Cliente: The Maggie Keswick Jencks Cancer Caring Centres Trust
  • Engenheira Estrutural: Foster + Partners
  • Topógrafo: Gardiner & Theobald
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Foster + Partners
  • Paisagismo: Dan Pearson Studio
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© Nigel Young / Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Reino Unido, o Centro foi concebido para proporcionar uma "casa longe de casa" - um lugar de refúgio onde as pessoas que estão passando por algum tipo de câncer possam encontrar apoio emocional e prático. Inspirado no modelo para um novo tipo de atendimento definido por Maggie Keswick Jencks, coloca-se grande valor no poder da arquitetura para levantar o ânimo e ajudar no processo de terapia. O projeto do centro de Manchester tem como objetivo estabelecer uma atmosfera doméstica em um cenário de jardim e está localizado ao final de uma rua arborizada, à uma curta distância do Hospital Christie e de sua unidade de oncologia.

© Nigel Young / Foster + Partners
Ground floor plan color
© Nigel Young / Foster + Partners

O edifício ocupa um local ensolarado e é organizado em um único nível, mantendo o seu gabarito baixo e refletindo a escala residencial das ruas circundantes. O telhado ergue-se no centro para criar um mezanino, naturalmente iluminado por claraboias triangulares suportado por vigas de madeira de treliça leves. As vigas agem como divisões naturais entre diferentes áreas internas, dissolvendo visualmente a arquitetura entre os jardins circundantes. O centro combina uma variedade de espaços, de nichos íntimos privados, como biblioteca, salas de ginástica e locais para reunir e compartilhar uma xícara de chá. O coração do edifício é a cozinha, que é centrada em uma grande mesa comunal. Referências institucionais, tais como corredores e sinalizações hospitalares, foram banidas em favor dos espaços que remetem a atmosfera doméstica. Para tal, a paleta de materiais combina a calidez da madeira natural com superfícies tácteis. Os funcionários serão discretos, porém presentes e acessíveis. Os escritórios de apoio são colocados em um mezanino posicionado no topo de uma grande coluna central, com banheiros e espaços de armazenamento abaixo, mantendo as ligações visuais naturais em todo o edifício.

© Nigel Young / Foster + Partners

Durante todo o centro, há um foco na luz natural, vegetação e jardim. O plano retilíneo é pontuado por pátios paisagísticos e toda a fachada leste estende-se para uma ampla varanda, que é protegida da chuva pela profundidade do beiral. Portas de vidro deslizantes abrem a edificação à um jardim criado pelo Dan Pearson Studio. Cada cômodo voltado à fachada leste possui seu próprio jardim privado. A extremidade sul do edifício estende-se para abraçar uma estufa - uma celebração da luz e da natureza - que oferece um jardim retirado, um espaço para que as pessoas possam se reunir, fazer atividades manuais ou simplesmente desfrutar das qualidades terapêuticas da natureza e do ar livre. Será um espaço onde crescerão flores e outras plantas que podem ser utilizadas pelos pacientes dando uma sensação de afeto em um momento em que eles podem sentir-se mais vulneráveis.

Sketch 001
© Nigel Young / Foster + Partners
Sketch 003
© Nigel Young / Foster + Partners

O centro, projetado e construído por Foster + Partners, também dispõe de mobiliário personalizado desenhado por Norman Foster e Mike Holland que lidera a equipe de design industrial no escritório. Estes incluem unidades de cozinha e mesa, aparadores e outras unidades de prateleiras.

© Nigel Young / Foster + Partners

Norman Foster, presidente e fundador da Foster + Partners:
"Eu tenho experiência em primeira mão do sofrimento de um diagnóstico de câncer e compreendo o quão importante são os centros, como um retiro que oferece informação, refúgio e apoio. O nosso objetivo em Manchester, a cidade da minha juventude, era criar um edifício acolhedor, simpático e sem qualquer referência institucional de um hospital ou centro de saúde - um espaço acolhedor, cheio de luz, onde as pessoas podem se reunir, conversar ou simplesmente refletir. É por isso que em todo o edifício há um foco na luz natural, vegetação e pontos de vista; com uma estufa para fornecer flores frescas e uma ênfase nas qualidades terapêuticas da natureza e do ar livre. A estrutura de madeira, ajuda a conectar o edifício com a vegetação circundante externa, esta estrutura será parcialmente tomada por videiras, fazendo com que a arquitetura pareça dissolver-se por entre seus jardins ".

© Nigel Young / Foster + Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Tratamento de Câncer / Foster + Partners" [Maggie's Cancer Centre Manchester / Foster + Partners] 04 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786620/centro-de-tratamento-de-cancer-manchester-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.