Escola da Cidade promove curso sobre arquitetura contemporânea internacional

A Escola da Cidade está com inscrições abertas para o curso livre Arquitetura contemporânea internacional: entre a teoria e a prática, organizado pelo arquiteto e jornalista Gabriel Kogan. Será analisada criticamente a arquitetura contemporânea internacional, por meio das obras de Rem Koolhaas, SANAA, Toyo Ito, Lacaton & Vassal, Souto de Moura, Álvaro Siza e Peter Zumthor. Outros arquitetos como Tadao Ando e David Chipperfield complementarão também as discussões.

Os cinco encontros permitirão o aprofundamento sobre conceitos arquitetônicos fundamentais dos arquitetos selecionados, explorando a relação entre teoria e prática a partir do estudo, em paralelo, de projetos e textos autorais. Além disso, as aulas investigarão, em detalhes, a relação criada entre a arquitetura contemporânea e o patrimônio histórico em projetos de restauro como a Fondazione Prada (OMA/Rem Koolhaas), Punta della Dogana (Tadao Ando), Palais de Tokyo (Lacaton & Vassal) e Neues Museum (David Chipperfield).

Como objetivo, os encontros tentarão formular uma crítica sobre a produção contemporânea e como ela se insere na história da arquitetura. Além disso, pretende-se contribuir para a ampliação do repertório de estudantes e arquitetos a respeito da arquitetura contemporânea internacional.

Gabriel Kogan é arquiteto e jornalista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 2009. Sua pesquisa intersecciona narrativa, história, urbanismo, arquitetura, arte e design. Trabalhou no Studio MK27, de 2007 a 2015, e é colaborador do jornal Folha de S.Paulo. Sua tese de mestrado (desenvolvida no UNESCO-IHE nos Países Baixos, em 2013) desenvolve uma narrativa urbana sobre a história das enchentes em São Paulo. Outras experiências profissionais incluem a participação no anteprojeto do Museu de Minas e Metal, de Paulo Mendes da Rocha, em 2006 e a organização do Arte/Cidade, de Nelson Brissac, em 2005. Como jornalista, publicou em revistas especializadas internacionais como as japonesas A+U e GA House. Entre 2013 e 2014, dirigiu cinco curtas metragens com Pedro Kok, exibidos em exposições como 'Time Space Existence', durante a Bienal de Veneza de 2014. Em 2015, fundou o instituto CENTRO, para pesquisas urbanas e arquitetônicas e edita a publicação online Revista Centro (http://revistacentro.org/).

Curso Livre Arquitetura contemporânea internacional: entre a teoria e a prática

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove curso sobre arquitetura contemporânea internacional" 02 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786463/escola-da-cidade-promove-curso-sobre-arquitetura-contemporanea-internacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.