Escola da Cidade promove curso livre sobre Arquitetura na Permacultura

A Escola da Cidade promove de maio a novembro o curso livre Arquitetura na Permacultura, organizado pelos professores Cristina Brasileira, Luis Octavio de Faria e Silva, Jordano Roma e Volker Minks. O objetivo é divulgar e debater os princípios da permacultura, sobretudo na sua interface com a transformação antrópica da paisagem em suas escalas referentes, além de promover experiências práticas e propositivas a partir do seu ideário.

O curso Arquitetura na Permacultura promove uma série de debates, aulas, práticas de ateliê e visitas a campo. Nos encontros serão apresentados e discutidos temas que estão na base da Permacultura e que são subsídios para a prática do arquiteto/designer/planejador, e para todos os envolvidos na transformação da paisagem, em todas as escalas referentes – do desenho do objeto ao projeto de desenvolvimento local, associado a Políticas Públicas. Ensaios propositivos serão desenvolvidos em ateliê, onde questões levantadas serão trabalhadas em equipe. Haverá oportunidades de visitas a experiências associadas aos temas do curso, para ilustrar e incorporar as informações e ideias promovidas.

Dividido em seis módulos, cada um de seis dias – segunda a sábado no período da manhã, o curso livre acontecerá na terceira semana de cada mês, entre maio e novembro, com recesso em Julho.

Cristina Brasileira, permacultora, astrogeofenomenóloga, agroecóloga. Coordenadora da Fazenda Ecológica Pau Brazil/USP, faz parte da Comissão Pastoral da Terra. Desenvolve projetos de irrigação por gotejamento, recuperação de áreas degradadas, controle ecológico de pragas e doenças, domínio em nutrição de plantas com adubação verde, biofertilizantes e alquimia, banco de sementes, produção de alimentos biodinâmicos, agroecologia consorciada com agrofloresta, integração animal - vegetal. Desenvolve treinamento e capacitação de mão de obra. Ministra cursos de permacultura, agroecologia, agricultura orgânica, agricultura biodinâmica, horta urbanas consorciada a jardins filtrantes. Pesquisadora e coordenadora do projeto Criando Terra, junto ao Instituto de Energia e Ambiente - USP.

Luis Octavio de Faria e Silva, arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela mesma Instituição. Leciona em Faculdades de Arquitetura desde 1995. Coordenador do curso de pós-graduação lato sensu Habitação e Cidade (Escola da Cidade), no qual surgiu a plataforma Habita-cidade. Coordenador do Conselho da Escola de Humanidades – Fábrica João Filgueiras Lima, escola de ensino médio associado ao técnico, (sob a Associação Escola da Cidade), em fase de aprovação junto à Diretoria de Ensino. Membro do Conselho Diretor da Associação Escola da Cidade. Professor no Programa de Pós-graduação stricto sensu do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade São Judas Tadeu, onde leciona disciplinas sobre Sustentabilidade, Urbanismo e Infraestrutura urbana. Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP. Mantém escritório de arquitetura junto com a arquiteta Anália Amorim, onde desenvolve projetos para particulares, Poder Público e para concursos.

Jordano Roma, bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e mestrando em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente, USP.

Volker Minks, doutorando da Humboldt Universität zu Berlin, onde também obteve mestrado em Engenharia Agrônoma, com especialização em Agricultura e Horticultura Urbana, Planejamento Urbano e Paisagismo. Atua há mais de quinze anos em projetos interdisciplinares nas áreas de design verde urbano, agricultura e horticultura urbana, tecnologia verde, inovação e planejamento urbano sustentável, na Alemanha, nos Estados Unidos, em Cuba e no Brasil. Atualmente, faz pesquisa sobre fatores do meio ambiente, fauna, flora e biodiversidade seguido dos benefícios ecológicos, econômicos e sociais relacionados a telhados verdes em megacidades, na Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam-IEE). Possui vasta experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e, desde 2002, é consultor de planejamento da paisagem urbana, assim como consultor e organizador de conferências internacionais sobre projetos ecológicos. Desde 2013, é participante e co-organizador do projeto Criando Terra, no Instituto de Energia e Ambiente, USP, iniciativa de produção urbana sustentável de alimentos, pesquisa e educação ambiental.

Informações e inscrições aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove curso livre sobre Arquitetura na Permacultura" 30 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786460/escola-da-cidade-promove-curso-livre-sobre-arquitetura-na-permacultura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.