Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 2 de 29Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 7 de 29Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 3 de 29Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 4 de 29Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Mais Imagens+ 24

  • Consultoria Ambiental: Symoe
  • Construção: Norlit
  • Cidade: Dunkerque
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 5 de 29
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está em um antigo parque industrial ao longo dos trilhos férreos na entrada da cidade de Dunkirk, a apenas alguns passos de distância da estação principal. A área é portanto extremamente bem localizada e está em constante desenvolvimento. O edifício estava abandonado durante anos e abrigava originalmente uma antiga fábrica de algodão, fundada em 1928.

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 3 de 29
© Julien Lanoo

Programa

O edifício foi renovado para receber um ambiente de coworking contemporâneo, repleto de salas de trabalho, uma sala de conferências, uma pequena creche e uma cafeteria. As quatro funções principais podem operar de maneira independente apesar de compartilharem uma entrada em comum. O objetivo principal do projeto era preservar as belas qualidades arquitetônicas que o edifício original possui além de transformar este espaço para satisfazer as novas funções enquanto que respeita a praça anexa como um 'hub social' para a vizinhança. O jardim d'água ao lado também tem um impacto similar no conceito do projeto pois é parte do panorama visível das aberturas da cafeteria. 

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 14 de 29
© Julien Lanoo

A planta

Para devolver a este edifício simbólico a sua força, o projeto preserva inteiramente o existente a medida que implanta na sua base duas nova extensões térreas que abrigam a cafeteria e a creche.

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 16 de 29
© Julien Lanoo

Os anexos abrem o edifício para a cidade através de janelas como "bay windows" que aliadas com a praça mineral, estão frente à este novo espaço verde urbano. Essas construções de gabarito baixo não escondem a antiga fábrica das vistas da rua, mas na verdade contribuem para destacar sua estrutura original.

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 26 de 29
Corte

No edifício existente, a relação entre os materiais originais e os novos, que são mais refinados, criam um interessante contraste. Os volumes originais foram inteiramente preservados para obter a mesma superfície no platô como havia no passado quando a fábrica ainda estava ativa: o elevador atual ocupa o lugar do antigo elevador de carga da fábrica, e as escadas foram preservadas. Para acomodar o programa inteiro, duas lajes de concreto adicionais foram criadas e encaixadas entre a original, formando o nível 1 e 3. As novas aberturas nas espessas paredes de tijolos dentro de uma regularidade existente enquanto que a escadaria de metal externa destaca as fachadas singulares.

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 15 de 29
© Julien Lanoo

Materiais

Uma certa descrição é alcançada através da escolha de materiais utilizados na conversão do edifício enquanto que o vidro e o metal se mesclam perfeitamente com o tijolo vermelho original. Uma ambiência calma e pacífica foi criada graças aos elementos em madeira que foram utilizados nos anexos.

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 10 de 29
© Julien Lanoo

O mobiliário é projetado e feito sob medida: mesas de trabalho, balcão de recepção e o bar da cafeteria foram feitos de materiais reciclados do antigo edifício e várias peças de mobiliário foram estofados com tecido de juta reforçando, assim, a continuidade da ideia de renovação e preservação do patrimônio.

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 7 de 29
© Julien Lanoo

Quatro edifícios separados

Todos os escritórios e salas de reuniões são localizados no edifício renovado que se desenvolve em quatro pavimentos. As janelas existentes foram preservadas e possuem vistas e perspectivas surpreendentes. No saguão existente, uma sala de seminários ocupa o pavimento, desfrutando das grandes aberturas para o terraço e para o parque. No térreo do edifício existente, dois novos volumes são implantados, ambos com a mesma altura e estilo arquitetônico. Estes dois anexos abrigam a cafeteria e a pequena creche, cada um com seu próprio espaço externo.

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 2 de 29
© Julien Lanoo

O primeiro espaço de coworking de Dunkrik: um projeto de eco-cidadania

Work & Co é uma empresa social e seus fundadores desenvolveram o primeiro espaço de coworking de Dunkirk. Seu conceito está voltado para empreendedores com pequenas estruturas e que estão a procura de um espaço de trabalho flexível e trocas profissionais. Estes empreendedores frequentemente encontram dificuldades no acesso de imóveis convencionais e não gostam de trabalhar no isolamento de suas casas. O conceito é inovador no que diz respeito destes espaços colaborativos criarem uma rede de profissionais e o espaço oferece serviços de suporte. Work & Co também inclui uma pequena creche, Kinds & Co, e uma cafeteria independente, Coffee & Co. Com este espaço de coworking apoiando o empreendedorismo local, o projeto contribui com o desenvolvimento econômico de Dunkirk e sua atratividade. O espaço já criou 8 postos de trabalho e uma rede dinâmica. Além disso, é oferecido aos residentes um novo ambiente amigável que dá as boas vindas a eles e a seus filhos. 

Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes - Imagem 4 de 29
© Julien Lanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:15 Rue du Jeu de Mail, 59140 Dunkerque, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Antiga Fábrica Rigot / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes" [Old Mill Rigot Refurbishment / Coldefy & Associés Architectes Urbanistes] 29 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786253/reforma-antigo-moinho-rigot-coldefy-and-associes-architectes-urbanistes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.