Palestra "Brechas Urbanas – Rastros, Ruínas e Fantasmas" no Itaú Cultural

O Itaú Cultural promove, no dia 28 de abril, a palestra "Brechas Urbanas - Rastros, Ruínas e Fantasmas", em que serão examinados lugares impressionantes nos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraíba.

Parte-se da ideia de que o tempo histórico é um fluxo infinito e incompleto. As ruínas e os rastros cravados em um espaço urbano guardam os vestígios do passado. São pedaços de tempos outros, talvez estilhaços, que deslocados do presente estão a espera de um olhar, uma pergunta para que eles, as ruínas e rastros, olhem também para nós, abandonando o entorpecimento do passado para alcançar o agora e iluminar o futuro. Ruínas e rastros são, portanto, como os fantasmas: seres moventes, são representações da história em estado puro, disponíveis na paisagem como seus principais testemunhos. 

Para entrelaçar essa conversa, Natalia Garcia terá ao seu lado Mariana Lacerda que exibirá seu ainda inédito projeto audiovisual Baleia Magic Park e Benjamin Seroussi.

Mariana Lacerda é recifense e atual moradora de São Paulo. Jornalista e mestre em história da ciência pela PUC/SP. Escreveu e dirigiu alguns filmes, dentre os quais: A Vida Noturna das Igrejas de Olinda (2012), Pausas Silenciosas (2013) e Baleia Magic Park (2015), todos eles situados nos limiares entre o que existe e o que se oculta, entre o que sobrevive apesar da passagem desastrosa do tempo. Autora do livro Olinda (2015).

Benjamin Seroussi, parisiense, também vive em São Paulo. Trabalha como curador, editor e gestor cultural. Dedica-se aos projetos de gestão coletiva Casa do Povo, no Bom Retiro e Vila Itororó, na Bela Vista. Integrou a equipe de curadores da 31a. Bienal de São Paulo (2014). É mestre em sociologia pela École Normale Supérieure e École de Hautes Études en Sciences Sociales e mestre em Gestão Cultural pela Sciences-Po.

Ao longo da conversa será exibido o filme inédito Baleia Magic Park, da jornalista Mariana Lacerda. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra "Brechas Urbanas – Rastros, Ruínas e Fantasmas" no Itaú Cultural" 25 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786114/palestra-brechas-urbanas-nil-rastros-ruinas-e-fantasmas-no-itau-cultural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.