Los Olivos: 53 moradias e 58 garagens / Espaciopapel

Los Olivos: 53 moradias e 58 garagens / Espaciopapel - Mais Imagens+ 19

  • Execução E Direção Da Obra: Alfonso Sáenz García
  • Concurso E Projeto: Juan Alcalde
  • Estrutura: Mecanismo
  • Projeto De Telecomunicações : AC Telecom
  • Construtora: ferrovial agroman SA
  • Arquitetos Responsáveis: Elena Wilhelmi Casanova, Rafael Palomares Bralo
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Elena Almagro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se situa no distrito de La Latina, em Madri, em um povoado de quadras lineares em corrala, construído nos anos 50 com caráter temporal para aliviar a urgente carência de moradias na época. A baixa qualidade e a degradação dos imóveis desembocou em um gueto de drogas e delinquência no qual se fazia necessária a regeneração urbana, como ponto de partida para uma regeneração social. 

© Elena Almagro

A atuação urbana está dividida por fases. A primeira fase ocupa na sua maior parte, o solo livre da edificação, o que permite, com uma mínima demolição prévia, realocar os habitantes da seguinte fase, na mesma colônia, atualmente em fase de demolição. 

Planta baixa - térreo

O planejamento específico do âmbito define para as fases iniciais um bloco retangular de 110x22m de largura com térreo + quatro pavimentos e dois áticos recuados em todos os seus alinhamentos, salvo no norte, onde se permite as sete plantas alinhadas. Esta primeira fase corresponde a um terço do edifício original. 

© Elena Almagro

Dado o caráter social da intervenção e a livre edificabilidade disponível, deseja alcançar a máxima superfície da moradia, o que leva a distribuir as moradias nos dois blocos paralelos com as estâncias principais dispostas linearmente nas fachadas exteriores e os espaços ao pátio interior. Todas as moradias, com ventilação cruzada, voltam-se à rua como as edificações originais.

© Elena Almagro

As três entradas principais conectam a rua San Timoteo com a área verde planejada para o lado norte e a ponte com inclinação de dois metros que cruza o pátio. Duas salas semi-subterrâneas ocupam o espaço do bloco norte.

© Elena Almagro

As paredes do térreo são cobertas com telhas de cimento hidráulico, dando continuidade ao pavimento dos arredores do edifício. Os dois andares superiores, que são embutidos apenas na fachada sul, são revestidos com chapas de metal branco, consequentemente, o volume criado é destaque na fachada norte.

© Elena Almagro

As casas são distribuídas de acordo com um diagrama claro: Espaços de serviço (lobby, banheiro e cozinhas) estão voltadas para o pátio e conectadas as partes técnicas.

Planta baixa - tipo

A sala de estar e dormitórios se abrem para as fachadas exteriores através de grandes janelas e varandas, dando a sensação de o antigo bairro em coralla ainda está presente nos edifícios circundantes.

© Elena Almagro

* Corrala é um tipo tradicional e característico das antigas habitações de Madri (séculos XVII, XVIII, XIX), concebida como um corredor geral casa, construída em estrutura de madeira, aberta a um pátio. Este corredor dava acesso a pequenas habitações familiares (20-30m2), banheiros compartilhados (1 ou 2 em cada piso) e as escadas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle San Timoteo, 2, 28011 Madri, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Los Olivos: 53 moradias e 58 garagens / Espaciopapel" [Los Olivos 53 Houses and 58 Garages / Espaciopapel] 24 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785976/53-moradias-e-58-garagens-los-olivos-espaciopapel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.