O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fotografias aéreas de Alex MacLean: como o planejamento urbano influencia a pegada de carbono

Fotografias aéreas de Alex MacLean: como o planejamento urbano influencia a pegada de carbono

Fotografias aéreas de Alex MacLean: como o planejamento urbano influencia a pegada de carbono
Fotografias aéreas de Alex MacLean: como o planejamento urbano influencia a pegada de carbono, Copenhague, Dinamarca. Imagem © Alex MacLean
Copenhague, Dinamarca. Imagem © Alex MacLean

As atividades realizadas pelas empresas, indústrias e pessoas no geral, emitem gases de efeito estufa na atmosfera - entre estes gases estão o dióxido de carbono, o metano, o ozônio etc. - que causam impactos negativos no meio ambiente.

Há alguns anos tornou-se possível quantificar este impacto através da pegada de carbono, uma medida adotada por diversas nações e organizações internacionais com o objetivo de conscientizar o público em relação aos danos causados ao ambiente e, assim, promover hábitos mais saudáveis e sustentáveis. 

Tomando como referência, uma pessoa gera em um ano, em média, cerca de 5 toneladas de dióxido de carbono. No entanto, nos EUA, cada habitantes supera em quatro vezes esta cifra, o que faz dele o país com a maior pegada de carbono do planeta, segundo dados o Yale Environment 360.

Embora os EUA possam competir com padrões de vida europeus (ao menos uma parte de sua população), nos países do velho continentes, a pegada de carbono per capita é 50% mais baixa. Então, seria possível reconhecer diferenças no planejamento das cidades a partir dessa medição?

Ao observar o trabalho do fotógrafo e piloto estadunidense Alex MacLean, que tem formação em arquitetura, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que sim.

Isto porque, através de suas fotografias aéreas de cidades da Alemanha, Dinamarca, País de Gales, Países Baixos e Suécia, podemos distinguir as características predominantes do planejamento urbano, como limitar a expansão urbana, promover modos sustentáveis de mobilidades e dedicar terrenos à produção de energias mais limpas, como a eólica e a solar.

A seguir, compartilhamos algumas fotografias de MacLean publicadas originalmente no Yale Environment 360. Se quiser ver mais imagens de outras regiões com baixa pegada de carbono, como Brandenburg (Alemanha), Caernarfon (País de Gales), Ortoffa (Suécia) e outras partes de Copenhague, clique aqui.

Distrito Ørestad em Copenhague, Dinamarca. Imagem © Alex MacLean
Distrito Ørestad em Copenhague, Dinamarca. Imagem © Alex MacLean
Bremen, Alemanha. Imagem © Alex MacLean
Bremen, Alemanha. Imagem © Alex MacLean
Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Fotografias aéreas de Alex MacLean: como o planejamento urbano influencia a pegada de carbono" [Fotografías aéreas de Alex MacLean: Cómo la planificación urbana influye en la baja huella de carbono] 24 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785905/fotografias-aereas-de-alex-maclean-como-o-planejamento-urbano-influencia-a-pegada-de-carbono> ISSN 0719-8906