Casa Pavilhão / Alex Urena Design Studio

Bulli, Austrália

Casa Pavilhão / Alex Urena Design Studio - Mais Imagens+ 20

  • Estrutura: GP Design Pty. Ltd. (Geoffrey Pryke)
  • Consultores: Eco Logical Australia (projeto anti-incêndio), Douglas Partners (Geotech) Efficiency Assessments (Controle térmico), MSL Consulting Engineers (Águas pluviais)
  • Cozinha E Móveis Fixos: Steves Joinery
  • Cidade: Bulli
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Alex Olguin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa em um terreno muito especial, com vistas diretas ao bosque adjacente, entretanto existem muitas restrições. O acesso é pela parte posterior e o terreno possui uma inclinação que baixa desde a entrada em direção ao bosque. A pesar de possuir uma grande área, o terreno tem muitas áreas protegidas, porque o espaço disponível para o desenho era limitado e irregular. 

© Alex Olguin

Sendo um casal em segundo matrimônio, com filhos adolescentes entrando na vida adulta, seus requerimentos eram diferentes: queriam uma casa separada em pavilhões onde possam ter espaços separados e conectados ao mesmo tempo. Ambos donos trabalham em turnos durante o dia e durante a noite segundo requerimentos, por isso, ter espaços separados de descanso era uma prioridade. 

© Alex Olguin

O contato direto com o bosque e a copa das árvores, somado ao pedido especial de usar pavilhões separados, apresenta uma oportunidade excelente de desenhar algo diferente. Assim, o desenho devia refletir seu estilo de vida através da arquitetura e com uma constante sintonia com o entorno.

© Alex Olguin

Desenho:

Utilizamos as condições do terreno como valor agregado ao Projeto, com a grande presença das árvores e a inclinação como ponto de partida. Começamos com um pátio central, com piscina e terraço aberto, após atravessar um muro suspenso como entrada principal. 

© Alex Olguin

Este pátio central está rodeado por volumes separados: a garagem e sala de jogos por um lado e o pavilhão principal com as áreas sociais no outro. Desta maneira, é possível perceber as árvores e o bosque através da casa. A fachada do pavilhão principal, no nível superior, pode se abrir em sua totalidade em direção as árvores. Devido a inclinação do terreno, no momento em que a casa chega a esta fachada aberta, o nível do piso chega a altura das copas. Assim, o desenho permite que o bosque esteja 'diretamente no meio da sala'. A volumetria do projeto reconhece este valor agregado. 

Planta baixa - inferior

No nível inferior, imperceptível desde a rua, mas presente desde o bosque na parte baixa, um segundo pavilhão com os dormitórios está disposto em forma perpendicular no nível superior. Desta maneira todos os dormitórios gozam de vistas e uma relação direta com o bosque e o entorno. 

© Alex Olguin

A pavilhão House representa uma grande oportunidade para desenhar não somente com um programa especial, mas também a oportunidade de projetar com base na harmonia entre a casa e a grande floresta ao redor. A forma como a casa está relacionada com a floresta e vice-versa é o aspecto mais importante do projeto.

Corte

Ao projetar uma residência há uma grande responsabilidade na forma como impacta a paisagem. Residências continuarão sendo projetadas e as pessoas vão continuar a interagir com o seu ambiente, a nossa responsabilidade é a de projetá-las de uma forma que mantém uma interação harmonia, independentemente da presença de um edifício de arquitetura.

© Alex Olguin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pavilhão / Alex Urena Design Studio" [Pavilion House / Alex Urena Design Studio] 15 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785613/casa-pavilhao-alex-urena-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.