Madeira translúcida? Conheça o novo material desenvolvido pelo KTH

Um grupo de pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology de Estocolmo, desenvolveu recentemente o Optically Transparent Wood (TW), um novo material que impactará significantemente o tipo de madeira com o qual pensamos nossos projetos de arquitetura. Publicado na revista da American Chemical Society -Biomacromolecules-, trata-se de um processo que elimina quimicamente a Lignina da madeira, transformando sua coloração natural numa tonalidade branca. O substrato poroso resultante é impregnado com um polímero transparente, igualando as propriedades ópticas de ambos.

Lars Berglund, professor do Wallenberg Wood Science Center de KTH, afirma que os painéis translúcidos resultantes desse processo químico poderão ser instalados não somente em janelas e fachadas para deixar transpassar a iluminação natural do sol nos ambientes internos sem comprometer a privacidade dos usuários, como também serão eficazes para serem aplicados em grandes coberturas com painéis solares.

"Quando se elimina a Lignina da madeira, ela passa a apresentar uma tonalidade esbranquiçada, mas como a madeira não possui propriedades naturais que lhe confira transparência, se obtém esse efeito através do trabalho em nanoescala", explica Berglund.

As propriedades ópticas do projeto -financiado por Knut y Alice Wallenberg Foundation- são "sintonizáveis" ao alterar a fração do volume de celulose. Conheça mais detalhes sobre o processo aqui.

© Biomacromolecules / Licensed by ACS AuthorChoice

Via KTH.se / Biomacromolecules

Sobre este autor
Cita: Materials. "Madeira translúcida? Conheça o novo material desenvolvido pelo KTH" 15 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785419/madeira-translucida-conheca-o-novo-material-desenvolvido-pelo-kth> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.