O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Nova Déli estuda a possibilidade de alugar coberturas para a instalação de painéis solares

Nova Déli estuda a possibilidade de alugar coberturas para a instalação de painéis solares

Nova Déli estuda a possibilidade de alugar coberturas para a instalação de painéis solares
Nova Déli estuda a possibilidade de alugar coberturas para a instalação de painéis solares, Nova Déli, India. Imagem © Rob Larsen, vía Flickr
Nova Déli, India. Imagem © Rob Larsen, vía Flickr

Em Nova Déli, 70% da energia consumida é produzida em outras regiões do paós e mais de metade desta é proveniente de fontes de carbono.

São estas fontes que contribuem em grande medida para os altos índices de contaminação atmosférica que afetam a capital indiana e que em 2014 renderam à Nova Déli o título de cidade mais poluída do mundo, segundo a OMS. 

No entanto, a cidade está atualmente estudando uma alternativa que, se for aprovada, ajudará na produção de energia sustentáveis e beneficiará economicamente todos os habitantes.

Esta opção consiste em instalar painéis solares nas coberturas de edifícios, sejam estes residenciais, industriais, cívicos, públicos ou semi-públicos, com o objetivo de gerar energia que possa ser injetada na rede pública municipal. As autoridades esperam que até 2022 esta fonte de energia represente 3% do consumo total. 

Bairro Paharganj em Nova Déli, Índia. Imagem © Andrzej Wrotek, via Flickr
Bairro Paharganj em Nova Déli, Índia. Imagem © Andrzej Wrotek, via Flickr

A ideia, que atualmente está sendo impulsionada pelo Conselho Municipal de Nova Déli, também é apoiada pelo Greenpeace na Índia e pela empresa de consultoria Bridge to India, através da campanha "Ativar o Sol", que teve o respaldo do relatório "Rooftop Revolution: Unleashing Delhi's Solar Potential" (2013)

A pesquisa afirma que dos 1.484 quilômetros quadrados que constituem Nova Déli, 700 são urbanizados. Destes, 31 km², o equivalente a 4,42% da superfície da cidade, são aptos a receberem painéis solares com uma capacidade de geração de 2.557 MW.

© Fuente: "Rooftop Revolution: Unleashing Delhi's Solar Potential"
© Fuente: "Rooftop Revolution: Unleashing Delhi's Solar Potential"

Do total, os edifícios residenciais são os que mais geram energia, alcançando 49% de participação. Em seguida estão os edifícios industriais (15%), cívicos (13%), públicos e semi-públicos (13%) e comerciais (10%). 

Potencial de geração de energia solar nas coberturas de Nova Délia por tipo de edifício. Imagem ©  Fonte: "Rooftop Revolution: Unleashing Delhi's Solar Potential"
Potencial de geração de energia solar nas coberturas de Nova Délia por tipo de edifício. Imagem © Fonte: "Rooftop Revolution: Unleashing Delhi's Solar Potential"

Embora ainda não esteja definida uma proposta econômica para os moradores dos edifícios, já foram sugeridas algumas propostas. Por exemplo, fala-se que os contratos poderiam ter validade máxima de 25 anos e que os donos ou moradores dos edifícios receberiam US$0,05 por cada watt produzido. 

Para saber mais sobre o relatório  "Rooftop Revolution: Unleashing Delhi's Solar Potential", clique aqui .

Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Nova Déli estuda a possibilidade de alugar coberturas para a instalação de painéis solares" [Nueva Delhi estudia arrendar las azoteas para instalar paneles solares] 13 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785400/nova-deli-estuda-a-possibilidade-de-alugar-coberturas-para-a-instalacao-de-paineis-solares> ISSN 0719-8906