Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 2 de 31Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 3 de 31Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 4 de 31Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 5 de 31Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Mais Imagens+ 26

Gambarogno, Suíça
  • Compromisso: Fam. Jérôme, Paola de Meuron
  • Colaboradores: Giorgi & Partners, IFEC Ingegneria SA
  • Construção: Canonica SA
  • Janelas: Morotti GmbH
  • Gesso: Paolucci SA
  • Marcenaria: Romeo Buss GmbH
  • Cidade: Gambarogno
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 14 de 31
© Hannes Henz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada para se tornar uma residência fixa de uma família de três pessoas, construída na proximidade imediata do escritório de arquitetura em Caviano no Lago Maggiore.

Sob os termos de adequada densificação arquitetônica o novo espaço de estar deveria ser criado na área remanescente de 128 m², no mesmo terreno que foi construído o escritório de arquitetura em 1981, sem danificar as qualidades existentes. Pelo contrário, o enriquecimento da situação espacial externa deveria ser gerado com densificação razoável no contexto dos edifícios existentes.

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 10 de 31
© Hannes Henz

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 5 de 31
© Hannes Henz

As regulamentações urbanas determinaram a forma externa do edifício, o que frequentemente acontece quando se constrói em terrenos remanescentes. As distâncias mínimas para a rua, para a floresta, para o escritório de arquitetura assim como o direito de construir no limite com o vizinho a sudoeste, criaram um pentágono irregular de 79 m² de área total. Um retângulo de 48 m² que compõe o interior isolado foi integrado à esta forma irregular.

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 9 de 31
© Hannes Henz
Planta Baixa
Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 3 de 31
© Hannes Henz

A forma externa do polígono e a topografia acidentada do terreno fizeram com que o edifício aparecesse como um bloco de pedra arcaico no meio da floresta; reforçado pelas superfícies com lavagem em concreto rústico que se tornam mais escuras com o tempo.

Para a rua que permeia a montanha, a construção se apresenta como um volume fechado, simples e térreo. A única abertura para a rua é a porta de aço bruto que conduz ao pátio de entrada. Uma ampla explanada de 3 m com pavimento de pedra natural e duas palmeiras conectam a casa com a rua, melhorando sua qualidade espacial.

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 17 de 31
© Hannes Henz

Para o lado do vale, a casa aparece como uma estreita torre de três pavimentos. Se organiza portanto em três níveis, a planta superior no nível da rua acomoda a entrada, a sala principal e sala de jantar com cozinha aberta, que possui duas laterais completamente fechada enquanto mantém as demais laterais com vidros do piso ao teto em direção aos pátios.

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 2 de 31
© Hannes Henz
Planta Baixa
Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 16 de 31
© Hannes Henz

O pário de entrada pela encosta da montanha protege a casa contra a entrada da rua e permite que a luz do sol preencha o ambiente. O segundo pátio libera as vistas do lago e das montanhas através de uma grande abertura na cobertura, enquanto que as superfícies das paredes refletem a luz natural ao interior. 

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 7 de 31
© Hannes Henz

Ambos os pátios, cada um com uma espécie do gênero das glicínias convertem a sala de estar em uma sala-jardim e permitem que os habitantes experimentam de uma maneira intensa e não usual as atmosferas do clima e da luz em constante mudança.

Uma abertura zenital por sobre a escada permite que a luz penetre em direção à planta mais baixa, que possui capacidade para dois quartos, cada um com sua própria varanda aberta, banheiro e escada para o sótão, onde está o espaço de trabalho.

Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects - Imagem 12 de 31
© Hannes Henz

Originalmente publicado em Abril 15, 2016.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas de Concreto em Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects" [Concrete House in Caviano / Wespi de Meuron Romeo architects] 19 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785365/casas-de-concreto-em-caviano-wespi-de-meuron-romeo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.