Sesc São Paulo e Escola da Cidade realizam o XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade

De 11 a 15 de abril, São Paulo será palco do XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade. Resultado da parceria entre a Escola da Cidade e o Sesc São Paulo, o evento reúne profissionais do Chile, EUA, Dinamarca, Colômbia, Turquia e Brasil para debater experiências de ocupação de espaços urbanos disponíveis para o usufruto do tempo livre.

Com a proposta de identificar possibilidades concretas para a constituição de novos espaços públicos, bem como pensar as diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender seus significados, o tema ‘Espaço Livre na Cidade’ é uma continuidade do Seminário de 2015, que trabalhou a temática ‘Tempo Livre na Cidade’ - quando foram discutidas as formas e meios de construção da apropriação deste espaço do lazer em nossas cidades - e reforça a parceria entre estas duas instituições tão atuantes na urbe de São Paulo.

"A motivação de ambas as instituições para entender melhor como os cidadãos vivem suas experiências do urbano é uma das razões da aproximação entre o Sesc e a Escola da Cidade na realização deste Seminário Internacional" afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo. Miranda destaca ainda que "a parceria reafirma a importância das ações conjuntas para a geração de novas práticas e para a atualização de conceitos visando tanto a ocupação de espaços vocacionados para o lazer e para o exercício da cidadania como para incentivar a coletividade na cidade."

Além de ser um ponto de ação das instituições, Campo Limpo é também o primeiro local a receber atividades do Seminário que, refletindo sobre a ocupação do espaço urbano, propõe realizar-se em diferentes locais e bairros: Sesc Campo Limpo (11/4), Sesc Consolação(12 e 13/4), Sesc Pompeia (14/4) e Escola da Cidade (15/4) – além do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, onde ocorreram encontros preparatórios para o evento -, alimentando o debate junto aos convidados internacionais e nacionais sobre as particularidades do espaço livre da metrópole.

Entre os convidados estão Susan Chin (EUA) - Diretora Executiva do Design Trust for Public, Selva Gurdogan (Turquia) - Diretora do Studio-X Istambul, laboratório de pesquisas urbanas da Columbia University e o premiado arquiteto Felipe Uribe (Colômbia), entre outros.

“A discussão sobre os espaços livres da cidade visa identificar as possibilidades concretas para constituição de novos espaços públicos. A noção de espaço público, onde todas as atividades são lícitas e onde nos reconhecemos como cidadãos, é diretamente relacionada à condição urbana que construímos. Existem diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender o significado dos espaços públicos em nossas cidades e os convidados internacionais poderão ofertar esta multiplicidade de visões”, afirma Álvaro Puntoni, do Conselho Escola e Grupo Técnico da Escola da Cidade.

PROGRAMAÇÃO

11/04 - Sesc Campo Limpo
Desenho do Espaço Público
Teodoro Fernández [Chile] atua em projetos educacionais e paisagísticos como faculdades, bibliotecas, ginásios e parques em Santiago. Felipe Uribe [Colômbia] mostra o desenho de equipamentos públicos de bibliotecas e parques, sobretudo em Medellín. Marina Grinover [Brasil] traz sua experiência de projetos de arquitetura e de urbanização em favelas na capital paulista.

12/04 – Sesc Consolação
Infraestrutura e Paisagem
Susanah Drake [EUA], fundadora da DLANDstudio, transforma infraestrutura em paisagem através de projetos urbanos que buscam unir o bom design à inteligência ecológica, em Nova Iorque, em Milão, ou na Nigéria. Regina Meyer [Brasil], com seu vasto conhecimento sobre a metrópole de São Paulo, atuante em diversos órgãos públicos e acadêmicos, faz reflexões sobre a metrópole e apresenta projetos como a reestruturação do Parque Dom Pedro, em parceria com o escritório Una Arquitetos e H+F Arquitetos. Martin Corullon [Brasil] revela os projetos de diversas escalas realizados no escritório Metro Arquitetos, alguns em colaboração com o Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, onde edifícios transformam a paisagem e seu contexto urbano, como no Cais das Artes em Vitória (ES), a Ladeira da Barroquinha em Salvador (BA), as intervenções urbanas do Centro Aberto ou do ensaio urbano de grandes edifícios sobre a cidade de São Paulo (SP).

13/04 – Sesc Consolação
Estratégias sobre o Espaço Público
Charles Mckinney [EUA] demonstra sua experiência de gestão, planejamento e desenho do espaço público como atual diretor do Departamento de Parques de Nova Iorque, em projetos que tentam sintetizar questões urbanas, ecológicas, paisagísticas e comunitárias. Selva Gurdogan [Turquia] e Gregers Tang Thomsen [Dinamarca] mostram a dinâmica produção do escritório Superpool, em Istambul, com trabalhos expográficos, artísticos e urbanos em diversas escalas, com estéticas e temáticas contemporâneas e, por vezes, em parceria com escritórios de grande destaque mundial como OMA e BIG. Francisco Fanucci [Brasil] traz a importância da valorização da cultura brasileira, ao mesmo tempo tradicional e contemporânea, em objetos de várias escalas, sejam eles edifícios culturais ou mobiliários, buscando sintetizar no espaço de seus projetos, as questões das diversas comunidades envolvidas.

14/04 – Sesc Pompeia
Invenção do Espaço Público
Susan Chin [EUA] como diretora Executiva do Design Trust for Public Space apresenta as propostas transformadoras do grupo em Nova Iorque, como a reestruturação de uma antiga ferrovia aérea em parque linear (Highline), a implementação da agricultura urbana junto à comunidades de bairro. Philip Yang [Brasil], como fundador do Urbem, mostra as propostas de grande escala para a metrópole paulista, desenvolvida com equipes multidisciplinares como o ‘Arco Tietê’, a ‘Casa Paulista’, ou o ‘Passeio Novo’. Vinicius Andrade [Brasil] traz projetos ganhadores de concursos de forte presença no espaço urbano de seu escritório Andrade Morettin, a exemplo do Instituto Moreira Salles em construção na Avenida Paulista (SP), o Building a Sustainable World em Paranaguá (PR) ou a proposição urbana Latitude Zero em Galápagos, Equador.

15/04 – Escola da Cidade
Espaço Livre na Cidade de São Paulo
O convidado para o encerramento é Fernando de Mello Franco [Brasil], Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, que irá expor as políticas públicas atuais voltadas para o espaço livre na Cidade de São Paulo. Terminada a exposição será promovido um debate com todos os convidados dos dias anteriores. O programa do Seminário se encerra em uma festa ao ar livre, na Rua General Jardim.

XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade

  • De 11 a 15 de abril
  • Das 15h às 19h30h
  • Inscrições gratuitas pelo portal SescSP | sescsp.org.br/espacolivre
  • Outras Informações no site www.escoladacidade.edu.br

LOCAIS

Sesc Campo Limpo
Estrada do Campo Limpo, 288
(11) 5510-2700

Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
(11) 3234 – 3000

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93
(11) 3871-7700

Escola Da Cidade
Rua General Jardim, 65
(11) 3258-8108
www.escoladacidade.edu.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Sesc São Paulo e Escola da Cidade realizam o XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade" 02 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784780/sesc-sao-paulo-e-escola-da-cidade-realizam-o-xi-seminario-internacional-espaco-livre-na-cidade-de-11-a-15-de-abril> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.