Fernando Novais: Portugal e Brasil – antigo sistema colonial

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo da palestra com o professor Fernando Novais, proferida como parte do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, na qual o historiógrafo discute o sistema colonial no módulo de estudos sobre o Brasil.

Novais começou a aula a partir de um olhar sobre o fenômeno do anacronismo e a importância do estudo sobre os processos de colonização para evitá-lo, apontando três etapas fundamentais na construção do olhar do historiador: a análise sobre o que aconteceu (do ponto de vista lógico), quando aconteceu (do ponto de vista cronológico) e onde aconteceu (do ponto de vista geográfico-espacial).

"O estudo da colonização é a maneira de se evitar o anacronismo. Há uma história comum da colonização. A colonização desse período [no Brasil] coincide com o que acontece na Europa: formação dos Estados, formação do capitalismo e a laicização da cultura."

Fernando Novais é professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou no Departamento de História da FFLCH entre 1961 e 1986 na cadeira de História Moderna e Contemporânea. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou no Instituto de Economia entre 1986 e 2003. Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1973), é autor do livro “Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial”, obra clássica da historiografia brasileira, e de inúmeros trabalhos importantes sobre história e historiografia.

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Fernando Novais: Portugal e Brasil – antigo sistema colonial" 01 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784670/fernando-novais-portugal-e-brasil-nil-antigo-sistema-colonial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.