Complexo Habitacional e de Saúde Eltheto / 2by4-architects

Complexo Habitacional e de Saúde Eltheto / 2by4-architects - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: 2by4-architects; Remko Remijnse, Rocco Reukema
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Equipe De Projeto: Jille Koop, Leonor Coutinho, Fernando Herrera, Marco Olgiati, Georgios Siokas, Christine Vriesema, Isabel Rivas, Amaia Lezaun, Michael Labory, Julien Bezault, Bart Machielsen, Tieme Zwartbol
  • Construção: Hegeman Nijverdal
  • Gerenciamento De Projeto: Kleissen and partners
  • Arquitetos: Remko Remijnse, Rocco Reukema
  • Cidade: Rijssen
Mais informaçõesMenos informações
Courtesy of 2by4-architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na pequena cidade de Rijssen, na Holanda, o 2by4-architects projetou o novo Complexo de Habitação e Saúde 'Eltheto', para idosos. Até pouco tempo, os idosos eram vistos por muitos como um grupo que funcionava fora da sociedade moderna e suas necessidade eram apenas de cuidados com a saúde. Os centros de saúde contemporâneos e de habitação para idosos ainda são muitas vezes projetados de acordo com essa ideia. Isso resultou em uma série de edifícios introvertidos, onde o foco principal é a saúde, em vez da qualidade de vida das pessoas.

Diagrama 2

Para o Eltheto, a equipe do 2by4-architects inverteu este conceito e separou a habitação do programa de saúde. As funções do programa habitacional são como de habitações particulares. São blocos habitacionais abertos e sociais, onde o foco principal é a qualidade de vida e ser parte do contexto social. Para os habitantes menos independentes, o programa de habitação é ajustado de acordo com as suas necessidades, mas ainda assim o foco na qualidade de vida permanece.

A arquitetura dos diferentes blocos habitacionais refletem se eles são para as pessoas idosas mais independentes, orientado para o social, ou para o idoso que necessita de cuidados de saúde. Embora isso resulte em diferentes volumes, todos os blocos são claramente parte do mesmo conjunto que, juntamente com o espaço público, forma um espaço social integrado de vida para a próxima geração de idosos.

Courtesy of 2by4-architects

O foco do projeto vem de uma pesquisa sobre o estilo de vida dos idosos, que olha para as suas diferentes necessidades e características. Parte da pesquisa indica que, se os idosos têm que se afastar do seu estilo de vida para receber cuidados de saúde, a expectativa de vida diminui. Eles se tornam menos ativos, mais dependentes e, eventualmente, socialmente isolados. A solidão tornou-se um grande problema entre os idosos, especialmente se um dos parceiros já partiu.

Courtesy of 2by4-architects

O objetivo do Eltheto é manter os idosos como parte da vida moderna da sociedade através da prestação de cuidados de saúde diretos e de habitação que se adapta às suas necessidades atuais. Se as necessidades mudam, eles são capazes de receber cuidados em casa ou se mudam para um dos outros edifícios no complexo que são capazes de prestar cuidados de saúde mais especializados. Dessa forma, eles podem ficar em casa por mais tempo e quando finalmente precisam se mudar, ainda permanecem na mesma vizinhança.

Courtesy of 2by4-architects

Os quatro blocos habitacionais no complexo proporcionam habitação para os idosos solteiros, viúvos ou casais independentes, idosos com Alzheimer, idosos com deficiências somáticas e deficiência mental. Estes quatro blocos habitacionais estão situados em torno de vários espaços públicos. Os espaços públicos promovem a interação entre os blocos de habitação, o centro de saúde no centro e com o bairro. Os espaços públicos são propriedade do cliente, uma empresa de habitação e uma organização de cuidados de saúde, que querem que os idosos usem o espaço público como preferirem.

Courtesy of 2by4-architects

Os idosos são estimulados a se organizar e utilizar o local público para programas como jardinagem comunitária, eventos ao ar livre e reuniões, jogos, ou apenas sentar-se sob uma das árvores e apreciar o que acontece ao seu redor. O espaço público adquire seu caráter verde por suas inúmeras árvores e plantas, todas cuidadosamente escolhidas por cor, quantidade de sombreamento, floração e tipos de frutos. Tudo isso contribui para o chamado ambiente natural de cura.

Diagrama 1

O centro de saúde comum situa-se no centro do espaço público e pode ser visto como o coração de todo o complexo. Ele fornece serviços de saúde não só para as pessoas que vivem no Eltheto, mas também para o bairro. Além de cuidados de saúde, o centro abriga outros serviços públicos, como um restaurante, uma biblioteca, uma loja de mantimentos diários, um centro de meditação, uma creche, um salão de beleza e vários espaços para escritórios.

Courtesy of 2by4-architects

O centro é acessível diretamente a partir do espaço público, a fim de reforçar ainda mais a relação entre os espaços interiores e exteriores, bem como o caráter público geral do complexo de saúde.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Karel Doormanstraat 36, 7461 ER Rijssen, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Habitacional e de Saúde Eltheto / 2by4-architects" [Eltheto Housing and Healthcare Complex / 2by4-architects] 31 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784454/complexo-habitacional-e-de-saude-eltheto-2by4-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.