Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 2 de 53Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 3 de 53Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 4 de 53Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 5 de 53Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Mais Imagens+ 48

Walden 7 é um projeto que aplica algumas das mais antigas ambições de Ricardo Bofill, abordando grande parte dos problemas da vida urbana moderna. Construído em 1975, localiza-se no mesmo lote de The Factory, sobre as ruínas restauradas de uma antiga fábrica de cimento. O projeto foi concebido a partir de investigações deste renomado arquiteto espanhol, com a ideia de proporcionar espaços e jardins públicos para que os residentes pudessem desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 3 de 53
© Denis Esakov

O edifício consiste no conjunto de catorze pavimentos de apartamentos, agrupados em torno de cinco pátios internos, com duas piscinas na cobertura. Com poucas exceções, cada apartamento tem vista tanto para o exterior como para algum dos pátios internos. Em vários níveis, há um sistema complexo de passarelas e varandas para os acessos, produzindo uma variedade interessante de paisagens e recintos.

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 35 de 53
© Steve de Vriendt

A fachada externa tem a aparência de uma enorme fortaleza, completamente pintada em vermelho. Abre-se para o exterior através de grandes aberturas, que são como janelas urbanas, com diversos andares de altura. Os pátios têm um tratamento animado por causa das tonalidades intensas de azuis, violetas e amarelas das fachadas. O pátio principal, localizado na entrada do edifício, é uma extensão da rua e da praça, e serve para utilização dos moradores.

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 47 de 53
© Denis Esakov

A organização dos espaços é altamente variável. As unidades consistem em diferentes combinações de módulos de 30 metros quadrados, distribuídos entre um ou dois pavimentos. As habitações variam desde estúdios de um único módulo até apartamentos de quatro módulos.

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 43 de 53
© Denis Esakov

O aspecto mais interessante do projeto é a maneira atípica de abordar o bloco habitacional. Dezoito torres, sete pátios, um grid modular mas não sistemático e um extenso espaço público criam um labirinto vertical, sem repetição ou uniformidade.

Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill - Imagem 21 de 53
Cortesia de Ricardo Bofill

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Walden 7 / Ricardo Bofill" [Architecture Classics: Walden 7 / Ricardo Bofill] 12 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784408/classicos-da-arquitetura-walden-7-ricardo-bofill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.