10 artigos sobre bicicletas, ciclovias e ciclistas

O uso da bicicleta como meio de transporte urbano é um assunto que estará cada vez mais presente nas agendas das cidades mais importantes do mundo. 

Motivos para adotar a bicicleta não faltam. Além de ser um exercício saudável para o usuário, fatores importantes como a sustentabilidade e até mesmo a economia do município são argumentos decisivos na hora de planejar a mobilidade urbana integrada ao uso deste veículo.

Por este motivo, separamos dez publicações no nosso arquivo que trazem importantes informações sobre o ciclismo urbano. Veja todos, a seguir.

Transporte Ativo disponibiliza material pedagógico sobre ciclismo urbano para crianças

A página Transporte Ativo, que tem como objetivo "defender, divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional, os meios de transporte à propulsão humana como opção de transporte, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte", disponibiliza em seu website um conjunto de materiais sobre mobilidade e ciclismo urbano voltado a todos os públicos.

Vídeo: Lisboa Horizontal, uma rede de ciclovias planas para uma cidade de colinas

A partir da principal característica geográfica de Lisboa, que lhe rende o apelido de "cidade das 7 colinas", o escritório de arquitetura e paisagismo BXLX propôs uma rede de ciclovias acessíveis e planas inspirada em um sistema de metrô.

"HAPPY BIKE, Pedalando verso la felicità": a bicicleta como meio de transporte urbano

"A bicicleta não é apenas um meio de transporte. É muito mais. É a possibilidade de fazer a cidade mais humana e mais bela. Uma cidade que promove a bicicleta é uma cidade feliz."

Guia de Desenho Urbano de Ciclovias: Conselhos da organização NACTO para um ciclismo urbano eficiente e seguro

A experiência das cidades que se destacam por sua cultura ciclista, como Amsterdã, Berlim e Copenhague, juntamente com Boston, Portland e Nova Iorque, entre outras, serviu de modelo para a NACTO (National Associatian of City Transportation Officials) elaborar o Guia de Desenho Urbano de Ciclovias.

As 10 cidades mais agradáveis para andar de bicicleta segundo a MNN

O site Mother Nature Network (MNN), dedicado a temas relacionados ao meio-ambiente e responsabilidade social, elegeu as 10 cidades mais "amigáveis" com as bicicletas, locais onde tanto habitantes quanto turistas podem se deslocar facilmente com esse meio de transporte.

Holanda inaugura a primeira ciclovia solar do mundo que gera energia para a cidade

"O caminho do futuro e o caminho para o futuro": É assim que é apresentada a ciclovia solar que foi inaugurada recentemente na cidade de Krommenie, a noroeste de Amsterdã - a primeira ciclovia solar do mundo.

Construir ciclovias gera mais empregos que criar infraestrutura para automóveis

Quando se fala dos benefícios das bicicletas como meio de transporte urbano, é comum mencionar que estas ajudam a descongestionar as ruas, reduzir a contaminação ambiental e acústica e melhorar a saúde dos ciclistas, afirmações que, por si só, apresentam bons motivos para mais pessoas optarem pelo transporte sobre duas rodas.

Perfil do Ciclista Brasileiro: saiba quem usa a bicicleta no Brasil

Para preencher uma lacuna onde até então havia escasso conhecimento sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano no Brasil, nasceu o Perfil do Ciclista Brasileiro. Iniciativa da Parceria Nacional Pela Mobilidade em Bicicleta, união de organizações ao redor do Brasil em prol de quem pedala.

Mulheres de bicicleta: A situação na América Latina

No IV Forum Mundial da Bicicleta realizado em Medellín, O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentou o estudo " Ciclo-inclusão na América Latina e Caribe: Guia para impulsionar o uso da bicicleta", que, através da apresentação de dados sobre o ciclismo urbano em 38 cidades do continente, busca fomentar uma política "ciclo-inclusiva" em cada cidade.

As 20 cidades mais preparadas para o ciclismo urbano segundo o Ranking Copenhagenize 2015

Há mais de 100 anos os daneses desfrutam de uma cultura ciclista que durante as últimas décadas conferiu-lhes o título de líderes no assunto. Por isso, não é estranho que um dos índices mais respeitados sobre a taxa do uso da bicicleta, a qualidade da infraestrutura ciclista e outros temas relacionados seja elaborado por um escritório local, o Copenhagenize Design Company.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "10 artigos sobre bicicletas, ciclovias e ciclistas" 13 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784295/10-artigos-sobre-bicicletas-ciclovias-e-ciclistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.