Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán

O projeto é o marco do ambicioso projeto da Cidade Satélite, um loteamento de caráter residencial encomendado ao arquiteto Mario Pani a nordeste da Cidade do México. Luis Barragán, no ano de 1958, recebe o encargo de Mario para realizar uma estrutura que servisse de maneira distintiva à entrada pela principal via de acesso da urbanização.

Para isso, o renomado arquiteto mexicano projetou, junto ao escultor Mathias Goeritz, cinco torres de concreto, de plantas triangulares e diferentes cores e alturas (a mais alta tem 52 metros). Com um caráter totalmente escultórico, a função primordial era destacar-se e ser contemplada desde longe e em movimento.

Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Fotografia de ExteriorClássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Fotografia de Exterior, FachadaClássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Imagem 4 de 6Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Imagem 5 de 6Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Mais Imagens+ 1

Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Fotografia de Exterior
© Suriel Ramzal | Shutterstock

As cinco torres surgem verticalmente sobre uma praça ligeiramente inclinada, prolongando-se para o alto na medida em que o observador se aproxima. Dessa maneira, acentua-se sua verticalidade como agulhas que se recortam no céu, mas com o contraste de suas faixas horizontais, que além de uma textura, lhe conferem certa qualidade de força em sua percepção.

No início de março de 1958, as torres de Satélite foram inauguradas como símbolo da nascente Cidade Satélite, sob o governo de Adolfo Ruiz Cortines. A obra é encarada como um experimento: uma conjunção inseparável entre arquitetura e escultura. Barragán e Goertiz trabalharam em um projeto conceitual com enormes volumes cegos, um exercício estético de contemplação da paisagem (em movimento), a partir da rodovia.

Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adlai Pulido

O resultado é um conjunto escultórico formado por cinco blocos de concreto, com alturas variadas, implantados de maneira aparentemente aleatória sobre uma laje de concreto, rígida e desprovida de qualquer outro elemento.

As torres são edificações triangulares completamente ocas e sem coberturas. Os prismas conseguem enganar sua geometria à medida que o movimento modifica sua percepção; às vezes como planos regulares, outras como linhas fugadas para o céu, como vértices finos ou paredes pesadas.

Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Imagem 4 de 6
© júbilo haku sob licença CC BY-NC-ND 2.0

Possuem a textura das fôrmas de concreto estriadas a cada metro, conseguida através da aplicação de técnicas utilizadas na construção de chaminés industriais, o que aumenta visualmente sua altura. Destacam-se, sobretudo, por seu intenso colorido. O uso de cores vivas, assim como a disposição das torres, a textura e sua escala, integram o mexicano com a devoção cosmopolita. 

Desde então, as Torres sofreram diversas modificações em suas cores. As originais eram branco, amarelo e ocre, de acordo com a inspiração que seus criadores encontraram nas torres de San Gimignano. No entanto, durante os Jogos Olímpicos de 1968, foram pintadas com a cor laranja para contrastar com o céu azul, por ideia de Mathias Goeritz. Logo, no ano de 1989, foram pintados os 6.644 metros quadrados de sua superfície, deixando duas torres brancas, uma azul, uma amarela e uma vermelha, pelas empresas Nervion e Bayer do México.

Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Imagem 5 de 6
© júbilo haku sob licença CC BY-NC-ND 2.0

Em 2008 foram novamente renovadas pela prefeitura de Naucalpan e doadores privados, removendo, mediante aplicação de espuma de poliuretano, as camadas de tintas anteriores e devolvendo-lhes suas cores originais. Além disso, instalou-se iluminação arquitetônica para destacar ainda mais esses marcos na Cidade do México.

Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adlai Pulido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ciudad Satélite, 53100 Naucalpan, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Duque, Karina. "Clássicos da Arquitetura: Torres de Satélite / Luis Barragán" [Clásicos de Arquitectura: Torres de Satélite / Luis Barragán] 21 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784180/classicos-da-arquitetura-torres-de-satelite-luis-barragan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.