O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Simpósio “Narrativas de uma Prática” | Eduardo Souto de Moura

Simpósio “Narrativas de uma Prática” | Eduardo Souto de Moura

  • 16:04 - 15 Março, 2016
Simpósio “Narrativas de uma Prática” | Eduardo Souto de Moura
 Simpósio “Narrativas de uma Prática”  |  Eduardo Souto de Moura, via  Instituto Tomie Ohtake
via Instituto Tomie Ohtake

Na próxima quinta-feira, no Instituto Tomie Ohtake acontecerá o SIMPÓSIO NARRATIVAS DE UMA PRÁTICA com a partipação do arquiteto português EDUARDO SOUTO DE MOURA, vencedor do Pritzker de 2011.

A conferência do arquiteto é parte de uma série de discussões que o Prêmio de Arquitetura, realizado anualmente pelo Instituto Tomie Ohtake, e pretende promover acerca da prática profissional do arquiteto.

Souto de Moura, que traz de Siza a importância e sensibilidade do local de inserção de suas obras e de Mies Van der Rohe a maestria com que lida com a redução dos materiais e das formas, apresentará pontos cruciais de sua prática cotidiana, bem como projetos recentes.

O Instituto Tomie Ohtake, com a realização da Bertani Arte e Cultura e apoio da AkzoNobel, propõe um simpósio acerca da produção arquitetônica contemporânea. O contexto brasileiro, ainda escasso de debates desse tipo, pouco vem fomentando reflexões críticas acerca da prática arquitetônica e o caráter de seus projetos.

A partir desse horizonte, alguns arquitetos foram convidados a refletir como a prática profissional vem enfrentando as problemáticas urbanas atuais, com variáveis cada vez mais complexas e suas demandas socioambientais, econômicas e programáticas.

A oportunidade de refletir sobre essas questões soma-se à possibilidade de receber um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea portuguesa, o Pritzker Eduardo Souto de Moura.

PROGRAMAÇÃO

Abertura: ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: DIAGNÓSTICOS E DESAFIOS
Os arquitetos integrantes do júri da segunda edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, Abilio Guerra, Carlos Teixeira e Shundi Iwamizu, são convidados a refletirem sobre o contexto em que se insere a prática arquitetônica atual no Brasil.

Abilio Guerra – arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUC-Campinas, mestre e doutor em História pelo IFCH Unicamp. É editor da Romano Guerra Editora e do Portal Vitruvius e professor da FAU Mackenzie

Carlos Teixeira – arquiteto pela Escola de Arquitetura da UFMG e mestre em urbanismo (distinction, Architectural Association). É fundador do escritório Vazio S/A Arquitetura e Urbanismo

Shundi Iwamizu – arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É sócio do escritório SIAA, e atualmente é docente na Escola da Cidade.


SOUTO DE MOURA: UM DEPOIMENTO PORTUGUÊS
O arquiteto apresenta no Instituto Tomie Ohtake sua produção contemporânea, pautada pelo contexto português e sua vivência junto à Faculdade de Arquitetura do Porto. A conferência pretende discutir a trajetória do arquiteto, focada principalmente pela sua produção atual, visando contextualizá-la e problematizá-la no cenário arquitetônico internacional.

Eduardo Souto de Moura – arquiteto português formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto onde foi professor. Foi professor-assistente do curso de arquitetura na Universidade do Porto e professor convidado da Faculdade de Arquitetura de ParisBelleville, nas Escolas de Arquitetura da Universidade de Harvard, e de Dublin, na Irlanda, bem como na ETH de Zurich e ainda na Escola de Arquitetura de Lausanne.

Os debates serão mediados por Paulo Miyada (arquiteto e Mestre pela FAU-USP, curador-adjunto do 34º Panorama da Arte Brasileira e curador do Instituto Tomie Ohtake), e Priscyla Gomes (arquiteta e mestranda pela FAU-USP, membro do júri do Prêmio de Arquitetura em 2015 e 2016, integra o Núcleo de Curadoria do Instituto Tomie Ohtake).

A participação no Simpósio é gratuita e sujeita à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo telefone (11) 2245.1937 ou pelo email setoreducativo@institutotomieohtake.org.br

Sobre este autor
Equipe Editorial
Autor
Cita: " Simpósio “Narrativas de uma Prática” | Eduardo Souto de Moura" 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783856/simposio-narrativas-de-uma-pratica-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906