Simpósio “Narrativas de uma Prática”: Eduardo Souto de Moura

Na próxima quinta-feira, no Instituto Tomie Ohtake acontecerá o SIMPÓSIO NARRATIVAS DE UMA PRÁTICA com a partipação do arquiteto português EDUARDO SOUTO DE MOURA, vencedor do Pritzker de 2011.

A conferência do arquiteto é parte de uma série de discussões que o Prêmio de Arquitetura, realizado anualmente pelo Instituto Tomie Ohtake, e pretende promover acerca da prática profissional do arquiteto.

Souto de Moura, que traz de Siza a importância e sensibilidade do local de inserção de suas obras e de Mies Van der Rohe a maestria com que lida com a redução dos materiais e das formas, apresentará pontos cruciais de sua prática cotidiana, bem como projetos recentes.

O Instituto Tomie Ohtake, com a realização da Bertani Arte e Cultura e apoio da AkzoNobel, propõe um simpósio acerca da produção arquitetônica contemporânea. O contexto brasileiro, ainda escasso de debates desse tipo, pouco vem fomentando reflexões críticas acerca da prática arquitetônica e o caráter de seus projetos.

A partir desse horizonte, alguns arquitetos foram convidados a refletir como a prática profissional vem enfrentando as problemáticas urbanas atuais, com variáveis cada vez mais complexas e suas demandas socioambientais, econômicas e programáticas.

A oportunidade de refletir sobre essas questões soma-se à possibilidade de receber um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea portuguesa, o Pritzker Eduardo Souto de Moura.

PROGRAMAÇÃO

Abertura: ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: DIAGNÓSTICOS E DESAFIOS
Os arquitetos integrantes do júri da segunda edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, Abilio Guerra, Carlos Teixeira e Shundi Iwamizu, são convidados a refletirem sobre o contexto em que se insere a prática arquitetônica atual no Brasil.

Abilio Guerra – arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUC-Campinas, mestre e doutor em História pelo IFCH Unicamp. É editor da Romano Guerra Editora e do Portal Vitruvius e professor da FAU Mackenzie

Carlos Teixeira – arquiteto pela Escola de Arquitetura da UFMG e mestre em urbanismo (distinction, Architectural Association). É fundador do escritório Vazio S/A Arquitetura e Urbanismo

Shundi Iwamizu – arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É sócio do escritório SIAA, e atualmente é docente na Escola da Cidade.


SOUTO DE MOURA: UM DEPOIMENTO PORTUGUÊS
O arquiteto apresenta no Instituto Tomie Ohtake sua produção contemporânea, pautada pelo contexto português e sua vivência junto à Faculdade de Arquitetura do Porto. A conferência pretende discutir a trajetória do arquiteto, focada principalmente pela sua produção atual, visando contextualizá-la e problematizá-la no cenário arquitetônico internacional.

Eduardo Souto de Moura – arquiteto português formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto onde foi professor. Foi professor-assistente do curso de arquitetura na Universidade do Porto e professor convidado da Faculdade de Arquitetura de ParisBelleville, nas Escolas de Arquitetura da Universidade de Harvard, e de Dublin, na Irlanda, bem como na ETH de Zurich e ainda na Escola de Arquitetura de Lausanne.

Os debates serão mediados por Paulo Miyada (arquiteto e Mestre pela FAU-USP, curador-adjunto do 34º Panorama da Arte Brasileira e curador do Instituto Tomie Ohtake), e Priscyla Gomes (arquiteta e mestranda pela FAU-USP, membro do júri do Prêmio de Arquitetura em 2015 e 2016, integra o Núcleo de Curadoria do Instituto Tomie Ohtake).

A participação no Simpósio é gratuita e sujeita à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo telefone (11) 2245.1937 ou pelo email setoreducativo@institutotomieohtake.org.br

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Simpósio “Narrativas de uma Prática”: Eduardo Souto de Moura" 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783856/simposio-narrativas-de-uma-pratica-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.