O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Auditório
  4. Luxemburgo
  5. Baumschlager Eberle Architekten
  6. 2015
  7. La Maison du Savoir - Universidade de Luxemburgo / be baumschlager eberle

La Maison du Savoir - Universidade de Luxemburgo / be baumschlager eberle

La Maison du Savoir - Universidade de Luxemburgo / be baumschlager eberle
La Maison du Savoir - Universidade de Luxemburgo  / be baumschlager eberle, © Eduard Hueber
© Eduard Hueber

© Eduard Hueber © Eduard Hueber © Eduard Hueber © Eduard Hueber + 20

  • Equipe de Projeto

    Christian Bieber, Robert Urbanek, Daniela Concin, Xiao Fen, Christopher Heinzelmann, Gu Sung Lim
  • Arquitetos Associados

    cba Christian Bauer & Associés Architectes, Luxemburg, L
  • Engenharia

    Ingenieursbureau Jan Van Aelst BVBA
  • Tecnologia Construtiva

    Jean Schmit Engineering
  • Mais informações Menos informações
© Eduard Hueber
© Eduard Hueber

La Maison du Savoir é um ícone do futuro e uma lembrança do passado. Concebida por Baumschlager Eberle como o ponto focal do novo campus da Universidade de Luxemburgo e construída em colaboração com Christian Bauer & Associés Architectes, o edifício é um marco chamativo e muito visível. O que antes era o lugar de uma fábrica de aço no distrito de Belval de Esch-sur Alzette agora é a peça central da nova Cidade das Ciências.

© Eduard Hueber
© Eduard Hueber

O projeto tem suas origens num concurso internacional. O planejamento iniciou em 2007 e as obras em 2009. "'A casa do conhecimento' constitui o núcleo da organização e as comunicações do complexo", diz o líder do projeto, Elmar Hasler, explicando a ideia subjacente ao edifício.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

A estrutura horizontal e verticalmente alongada abriga a infraestrutura geral da universidade, que foi fundada em 2003. Isto inclui alas de conferências, salas de reuniões e salas dos professores, assim como escritórios administrativos e setores de catering. Os edifícios vizinhos dos institutos individuais são relacionados claramente com a localização central, seus extremos frontais estão agrupados ao redor da Maison du Savoir e o edifício da biblioteca.

© Eduard Hueber
© Eduard Hueber

A estrutura busca construir uma ponte para o passado, quando o aço era produzido no terreno de 27,3 hectares. A torre de dezoito pavimento coincide com as dimensões dos antigos fornos de aço. A sensação de flutuar se deve às construções de concreto protendido que se projetam a partir do segundo pavimento. Em termos de desenvolvimento urbano, o projeto se conecta à Place du Saint'Esprit no norte e com os espaços abertos da biblioteca no sul. Assim, a Maison du Savoir estabelece um contexto urbano sem perder sua posição solitária.

© Eduard Hueber
© Eduard Hueber

"No interior foi desenhado um programa especial que facilita a variedade de usos diferentes", diz Elmar Hasler. A estrutura polivalente permite configurações flexíveis. As salas de aula e a salas de professores estão dispostas de maneira que se cria uma rede de caminhos, pontes e praças que correspondem diretamente com o espaço ao ar livre. Vestíbulos e áreas de estar proporcionam lugares para compartilhar.

Planta Baixa - 1º Pavimento
Planta Baixa - 1º Pavimento

O acesso aos níveis superiores do edifício ocorre através de escadas de grande altura que aportam bastante luz às áreas que não formam parte da fachada. O projeto conta com seu próprio jardim no quarto pavimento do bloco horizontal. Ambos os auditórios, de dois pavimentos, são suspensos por cima do solo nas equinas da viga horizontal.

© Eduard Hueber
© Eduard Hueber

Be Baumschlager Eberle optou por uma fachada de pele dupla. A camada interna forma a barreira climática do edifício. A exterior envolve o edifício com uma estrutura de aço, a qual permite regular o grau de visibilidade e a quantidade de luz que ingressa no volume.

© Eduard Hueber
© Eduard Hueber

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "La Maison du Savoir - Universidade de Luxemburgo / be baumschlager eberle" [La Maison du Savoir - University of Luxembourg / be baumschlager eberle] 14 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783707/la-maison-du-savoir-universidade-de-luxemburgo-be-baumschlager-eberle> ISSN 0719-8906