Casa na Gateira / Camarim Arquitectos

Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 2 de 37Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 3 de 37Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 4 de 37Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 5 de 37Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Mais Imagens+ 32

gateira, Portugal
  • Autores: Camarim
  • Equipe De Projeto: Vasco Correia, Patrícia Sousa
  • Colaboradores: Tiago Garrido, Jonas Grinevicius, Christoph Schwander
  • área Do Terreno: 2143 m²
  • Cidade: gateira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 8 de 37
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Gateira é uma aldeia situada numa encosta cultivada com vinhas, pinheiros e oliveiras que dispõe de uma vista privilegiada sobre o extremo Sul da Serra da Estrela.

Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 10 de 37
© Nelson Garrido
Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 13 de 37
© Nelson Garrido

Os clientes - um casal britânico - pretendiam uma segunda casa que lhes proporcionasse espaço, ar livre e silêncio, por contraste com a vida que levam em Londres. A primeira questão: como intervir numa paisagem tão dramática, com um equilíbrio invulgar entre natureza, agricultura e arquitetura popular? A nossa estratégia foi interferir o mínimo possível: entra-se na casa pela cota superior do terreno, através de um muro que evoca as construções em xisto tradicionais da região, e depois desce-se até ao centro da casa - uma sala em 2 níveis. A partir deste espaço, o volume da casa quebra-se e estende-se ao longo da topografia numa distinção subtil mas efetiva entre espaços sociais e espaços íntimos, ou seja, cada espaço está a uma cota diferente e tem acesso direto ao exterior. Podemos dizer que em vez de uma casa na paisagem pensamos numa casa da paisagem, como a construção de um passeio no campo.

Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 20 de 37
© Nelson Garrido
Maquete
Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 16 de 37
© Nelson Garrido

Além da noção romântica de uma casa bem enraizada, o contacto extenso com o terreno tem enormes vantagens energéticas: usamos a inércia térmica ilimitada da terra para contrabalançar as amplitudes térmicas do ar ao longo dos dias e das estações. O pátio entre a sala e o quarto principal também é um dispositivo térmico passivo: cria um diferencial térmico entre a piscina e o pátio, o que gera uma corrente de ar ascendente através da casa para arrefecimento na Primavera e Verão, e permite insolação intensiva no ponto mais interior da casa no Outono e Inverno.

Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 25 de 37
© Nelson Garrido
Corte
Casa na Gateira / Camarim Arquitectos - Imagem 29 de 37
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Gateira / Camarim Arquitectos" [House in Gateira / Camarim Arquitectos] 08 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783614/casa-na-gateira-camarim-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.