Paseo de la Castellana em Madri terá mais espaços dedicados a pedestres e ciclistas

O Paseo La Castellana é um dos pontos de entrada do centro histórico de Madri, por onde circulam diariamente 800 mil automóveis. Por este motivo, a Prefeitura da capital espanhola está elaborando um plano de intervenção nesta avenida que dedicará mais espaço aos pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. 

Embora ainda não estejam definidas todas estratégias de remodelação, estima-se que o projeto seja concluído até maio deste ano. Até o momento, a única certeza é que as dez pistas atuais para automóveis serão reduzidas, de modo a redistribuir o espaço viário entre os diferentes modais de transporte. 

Deste modo, prevê-se que parte das pistas para veículos sejam convertidas em novos espaços peatonais arborizados, ciclovias e corredores exclusivos para ônibus.

Junto com este projeto, a prefeitura está impulsionando outros planos que buscam fazer de Madrid um lugar mais limpo e agradável para seus habitantes.  Segundo o jornal espanhol El País, está sendo estudada a possibilidade de que em 2020 seja proibida a circulação de veículos a diesel no centro da cidade, visando reduzir as emissões de gases contaminantes. 

Por enquanto, como medida provisória em vigor desde o dia 1 de fevereiro, o município tem a opção de restringir o tráfego na via M-30, que corresponde à perimetral mais próxima do centro, durante os dias em que os níveis de contaminação estejam mais elevados que o normal. 

M30, Madri. Imagem © Oscar García, via Flickr

Outro projeto, que está disponível para os habitantes mediante consulta online, é a remodelação da Plaza España, que envolve a opção de enterrar certos trechos da Gran Via e da Calle Princesa para que a superfície se torne mais acolhedora aos pedestres e ciclistas.

E, finalmente, há o projeto “Madrid + Natural”, elaborado pela Arup à pedido da prefeitura de Madri, que tem como objetivo aproveitar os espaços públicos e a infraestrutura existente para aumentar a vegetação.

“Madrid + Natural”. Imagem © Arup

As coberturas, beiras de rodovias, ruas e fachadas se tornaram os principais candidatos a receberem intervenções verdes e, assim, aproximar a vegetação do cotidiano dos habitantes. Além disso, a série de estratégias pretende enfrentar a contaminação atmosférica, as ilhas de calor e conservar o habitat da flora e fauna local. 

Referências: Ayuntamiento de Madrid, El País, OK Diario e El Mundo.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Paseo de la Castellana em Madri terá mais espaços dedicados a pedestres e ciclistas" [Paseo de la Castellana, Madrid: planean cambiar vías para autos por espacios para peatones y ciclistas] 20 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783551/paseo-de-la-castellana-em-madri-tera-mais-espacos-dedicados-a-pedestres-e-ciclistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.