6 dicas para tornar uma cidade atraente, por Alain de Botton

Desafiando a noção de que beleza é algo subjetivo, Alain de Botton analisou algumas cidades atraentes acreditando que a beleza é a chave para seu sucesso e para a qualidade de vida para seus cidadãos. O filósofo, autor e fundador da School of Life de Londres acredita que a atratividade é a principal razão pela qual muitos escolhem passar férias em Paris e não e Frankfurt. 

"Pensamos que beleza é subjetivo, então, ninguém deve dizer nada sobre isso", diz Botton. "É uma inquietude compreensível, mas também terrivelmente útil para os gananciosos empreendedores imobiliários."

Então, o que torna uma cidade atraente? Conheça os seis tópicos de Botton para cidades belas, a seguir.

  1. Variedade e ordem - "Ordem significa equilíbrio, simetria e repetição... Ordem é um dos motivos pelos quais tantas pessoas amam Paris... No entanto, ordem em excesso pode trazer muitos problemas."
  2. Vida visível - “Há ruas que são mortas e outras que são vivas. E em geral almejamos as vivas."
  3. Compactas - “Todas as cidades mais belas e compactas têm praças... A praça ideal deve oferecer um sentido de resguardo, não de claustrofobia."
  4. Orientação e mistério - “Por definição, cidades são enormes. Mas as cidades mais amadas são aquelas que têm várias ruelas e passeios onde nos sentimos aconchegados e podemos nos perder."
  5. Escala - “Cidades modernas estão cheias de coisas grandiosas. Joseph Campbell escreveu: 'Se você quer ver no que uma sociedade realmente acredita, procure saber para o que são dedicados seus maiores edifícios...' A altura ideal para qualquer quadra urbana é 5 pavimentos - não mais... Claro, ocasionalmente pode haver um grande edifício, mas vamos manter isso para algo realmente especial - algo que toda a humanidade possa amar."
  6. O local - “Não queremos que os edifícios pareçam os mesmos em todo lugar."

Via CityLab

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "6 dicas para tornar uma cidade atraente, por Alain de Botton" 17 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783506/6-dicas-para-tornar-uma-cidade-atraente-por-alain-de-botton> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.