Nikken Sekkei projetará o novo Camp Nou do FC Barcelona

Os escritórios Nikken Sekkei (Japão) e Joan Pascual i Ramon Ausió Arquitectes (Barcelona) projetarão o novo Camp Nou (Nou Camp Nou) da equipe FC Barcelona, segundo comunicou o júri do concurso na tarde de ontem. A dupla vencedora superou três finalistas internacionais: HKS + COX + Batell i Roig Arquitectes; BIG + IDOM + BAAS Arquitectes; POPULOUS + Mias Arquitectes + RCR Arquitectes.

O júri, composto por cinco membros do clube, três membros do Col.legi d’Arquitectes de Catalunya e um membro da prefeitura de Barcelona, selecionou por unanimidade a proposta nipo-espanhola, destacando que se trata de um projeto "aberto, elegante, sereno, atemporal, mediterrâneo e democrático. [Além disso], decompõe e trata com engenhosidade a grande altura do campo, fruto da necessária ampliação da instalação."

Vista frontal. Cortesia de FC Barcelona

Segundo informou o FC Barcelona em um recente comunicado de imprensa, o projeto vencedor do Nou Camp Nou "se destaca por sua relação com o entorno, dando profundidade, gerando sombras e fazendo com que os sócios sejam os protagonistas da fachada e participem do espaço livre a todo o momento [...] Trata-se de uma solução única, assim como é única sua gênese, reproduzindo a tão característica visão da arquibancada e dos assentos do anfiteatro, de dentro para fora, uma silenciosa e contundente homenagem ao estádio Francesc Mitjans de 1957", acrescentaram os dirigentes.

Detalhe de fachada. Cortesia de FC Barcelona

A nova proposta se soma ao recente projeto vencedor para o novo Palau Blaugrana, principal equipamento da equipe de basquete do FC Barcelona. Tudo isto no contexto da construção do Espai Barça, um ambicioso projeto de remodelação de todas as instalações da equipe catalã.

A instituição desportiva concluirá as obras do noco Camp Nou em 2021.

Via FC Barcelona, La Vanguardia e Esport3

Corte transversal. Cortesia de FC Barcelona

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Nikken Sekkei projetará o novo Camp Nou do FC Barcelona" [Nikken Sekkei diseñará el nuevo Camp Nou del Barça] 09 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783489/nikken-sekkei-projetara-o-novo-camp-nou-do-fc-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.