Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra

Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Vázquez Consuegra; Vázquez Consuegra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Arquiteto Técnico: Marcos Vázquez Consuegra
  • Colaboradores: Davide Olivieri (Coordenador), Alvaro Luna, Chiara Valeriani, Pedro Hébil, Kathia González, Caterina Rebelo, Martin Kurmann, Ignacio Gonzalez (Arquiteto Técnico)
  • Gestão De Obra: Guillermo Vázquez Consuegra, Marcos Vázquez Consuegra y Urbinsa e Ignacio Belenguer
  • Estrutura: Edartec Consultores
  • Instalações: Insur JG
  • Promotor: Ayuntamiento de Torrent e Generalitat Valenciana
  • Construtor: Dragados S.A y Edificaciones Ferrando S.A
  • Custo: 11.168.835 €
  • Arquiteto Responsável: Guillermo Vázquez Consuegra
  • Cidade: Torrent
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício foi construído no terreno onde havia um antigo mercado, um edifício de base trapezoidal, com fachadas que se abrem para a Praça de Colón, em cujo centro é possível ver a torre medieval islâmica, símbolo e imagem da cidade de Torrent.

Planta Baixa Térreo

O programa para o novo edifício contempla a construção do novo mercado, de uma área comercial de qualidade e de um supermercado além de uma grande sala cívica, um espaço público de celebrações para uso da comunidade.

© Mariela Apollonio

Este híbrido de usos e sobretudo a justaposição de espaços evoca o modelo tipológico dos grandes edifícios renascentistas italianos, que sobre o mercado constrói uma grande sala comunal, um espaço de grande capacidade com acesso a partir do exterior, destinado a uso público.

© Mariela Apollonio

O novo projeto planeja retroceder a atual linha de fachada à praça até alinhar com as construções adjacentes, para destacar e valorizar a presença da Torre, protagonista principal da praça. Ao mesmo tempo, propõe um edifício contemporâneo no interior de seu centro histórico, tratando de conseguir uma relação harmoniosa com edifícios existentes, uma relação de continuidade física e histórica na cidade.

Planta Primeiro Pavimento

A organização funcional e espacial do edifício é bastante simples: todos os elementos de comunicação vertical e serviços estão anexados à lateral do edifício, localizando o espaço principal paralelo à Rua Cervantes, uma rua de pedestres que conecta a praça, e que também é onde se dará o acesso ao mercado. Este espaço concentra escadas fixas e rolantes, que permitem chegar em todos os pavimentos do edifício.

© Mariela Apollonio

Trata-se de um espaço fluido, vertical e contínuo, à serviço das diferentes funções que se desenvolvem em cada pavimento. Quando nem todos os espaços estão ativos, um sistema de portas de correr isolam este ambiente para fazer dele um espaço de proporções adequadas e mais representativo.

Corte D

A grade sala multiuso pode ser dividida em dois espaços, e é somada à praça através de um amplo terraço coberto. A posição das escadarias foi pensada de maneira a proporcionar uma magnifica vista sobre a Torre e a praça quando se muda de nível.

© Duccio Malagamba

A iluminação natural é protagonista deste amplo espaço diáfano. Luz e estrutura se acomodam para resolver os requerimentos necessários desta Sala de Celebrações. Grandes aberturas ao norte formam parte da estrutura reticular de grandes vãos. 

Corte A

O controle solar e das vistas através das fachadas de vidro são fundamentais no edifício devido às diversas funções que se desenvolvem em seu interior e devido a proximidades das edificações residenciais de seu entorno próximo.

© Duccio Malagamba

O uso de elementos de proteção solar metálicos como elemento essencial das fachadas filtra as vistas e suaviza a insolação direta e encontra referência na tradição local. As grades e os parapeitos das casas desenham uma elegante e sutil caligrafia de prata; belos azulejos decoram as portas. Estes elementos e materiais estão presentes, interpretados na ótica contemporânea no novo edifício, permitindo assim uma integração harmoniosa e adequada com o entorno histórico da Praça Colón.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Torrent, Valência, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra" [Mercado y Sala Cívica en Torrent / Vázquez Consuegra] 10 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783277/mercado-e-sala-civica-em-torrent-vazquez-consuegra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.