Inapal Metal / Menos é Mais Arquitectos

Inapal Metal / Menos é Mais Arquitectos - Mais Imagens+ 18

© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A unidade industrial Inapal Metal dedica­se à produção de componentes metálicos para automóveis e é composta por dois núcleos aparentemente autónomos com a mesma altura:

© Fernando Guerra | FG+SG

Um núcleo constituído por duas naves e uma grande pala que incorporam o armazenamento de matérias primas, as diferentes secções de produção e a expedição; e o outro núcleo de dois pisos com as áreas técnicas e sociais do programa.

Implantação

A proposta arquitetônica adota como estratégia de projeto a modulação estrutural que disciplina um lay­out aberto capaz de integrar a instabilidade programática contemporânea.

© Fernando Guerra | FG+SG

A pesquisa é centrada na “pele” do edifício que procura um só material de revestimento de chapa metálica trapezoidal que se adapta e uniformiza todas as situações de projeto.

Explora-se a versatilidade do material quanto às diferentes aplicações e orientações, chapas de revestimento quando é necessário encerrar; chapa cortada às fatias e fixas em forma de favo de abelha quando é necessário iluminar, sombrear e ventilar.

© Fernando Guerra | FG+SG

A chapa metálica permite ainda a construção de formas curvilíneas que remetem ao desenho aerodinâmico da indústria automóvel. O espaço exterior é organizado em função das circulações de veículos, dos fluxos de matérias­primas e produtos acabados.

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quinta da Marquesa IV 678, 2950-805, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Inapal Metal / Menos é Mais Arquitectos" [Inapal Metal / Menos é Mais Arquitectos] 04 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783142/inapal-metal-menos-e-mais-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.